No final de semana do Dia das Mães, a paradisíaca Ilhabela, cidade do litoral norte de São Paulo, recebeu a segunda etapa de 2023 do XTERRA Brasil – maior circuito de esportes outdoor do mundo. A competição mobilizou mais de 4.500 mil espectadores, além de 2.300 mil atletas profissionais e amadores que participaram das provas de Triathlon, Trail Run, Swim Storm, Kids e Caminhada Ecológica 3k, novidade para a etapa na temporada.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Como escolher as melhores ondas?
Na sexta (12), o evento iniciou com o XTERRA Village, arena aconchegante proporcionando ambientação dos atletas, trocas entre eles e experiências com marcas parceiras, além da retirada de kits.
Já no sábado (13), ao nascer do sol, a praia do Perequê foi tomada pela adrenalina e espirito esportivo dos atletas inscritos. Uma das principais novidades para 2023 foi a caminhada ecológica 3k. A atividade é voltada para aqueles que desejam participar do evento, mas não estão preparados para as provas mais intensas, como as corridas de trilha e as competições de triathlon. As caminhadas serão realizadas em um ritmo mais tranquilo, permitindo que os participantes possam apreciar a beleza da natureza durante o percurso, proporcionando a adrenalina de viver o lema We Play.We Protect.
As disputas no mar também foram emocionantes. O pelotão da natação competiu no Swim Storm nas distâncias 1,5k, 1k e 500 metros levando emoção para os milhares de espectadores que marcaram presença na praia e na arena do evento.
Uma das principais novidades para 2023 foi a retomada da parceria XTERRA com a The North Face, marca global de produtos outdoor com mais de 50 anos de mercado. Atleta e embaixadora da The North Face, Rosalia Camargo garantiu a primeira colocação na prova de Endurance 50k. A competidora garantiu o bicampeonato neste ano, liderando também a etapa carioca de Ilha Grande.
“Foi dura a prova, foi uma disputa boa com a segunda colocada. A prova foi linda demais, afinal Ilhabela é Ilhabela”, comentou a atleta, que ainda aconselhou novos competidores que desejam viver a mesma emoção. “Treina e vem, a marcação nota mil, o percurso é técnico e ao mesmo tempo tem o trecho de corrida, está bem legal, bem variado, muito bonito. Vale muito a pena”, falou Rosalia.
Na categoria masculina da ultramaratona de Endurance 50k, o atleta Carlos Magno comemorou o desempenho alcançado. Além disso, o atleta comentou a dificuldade do percurso e a motivação extra para ganhar a prova com a concorrência de fortes competidores.
“Estou muito feliz de estar aqui em Ilhabela novamente. Não é a primeira vez, não é a segunda e não será a última. A prova do XTERRA para mim é sempre incrível e desafiadora, a chuva de ontem (12) deixou a trilha muito melhor, ou seja, muito pior. Estou feliz com o resultado. Mas não importa o resultado, não importa a colocação, todo mundo tem que vir para se divertir, trazer a família e aproveitar não só o local, mas toda estrutura do XTERRA”, falou o marotonista.
Vaga para o Mundial nos EUA
Na prova de Trail Run 21k, que garante vaga para o Mundial nos Estados Unidos, os grandes vencedores foram os atletas Witala Andrade pela categoria feminina e João Ratinho na masculina. Os campeões vibraram com o resultado e falaram sobre a dificuldade do percurso.
“A montanha é minha religião, é lá onde encontro com Deus. Somos ele e eu sozinhos, não penso em adversário não”, que completou: “O mais desafiador foi a parte de pedra, dá um pouco de medo, é escorregadio. Mas o importante é desviar das pedras e deixar o medo de lado”, comentou Witala.
“O percurso foi bem duro, técnico, com trecho muito bacana. Perfeito para quem gosta mesmo daquele Trail. Foi emocionante, duro, não é para qualquer um”, comentou o atleta que ainda deixou elogios para a etapa de Ilhabela: “Fiquei muito feliz de participar desta etapa do XTERRA,foi excelente a organização, sinalização top, impecável. Só tenho que agradecer por tudo, muito emocionado, devo isso a todo mundo que está me ajudando, minha família e a galera do XTERRA”, finalizou João, campeão dos 21k.
Ações sustentáveis e econômicas na Ilhabela
Pensando no desenvolvimento da comunidade e movimentando a economia local, a etapa do litoral paulista contou mais de 250 funcionários, moradores da ilha, trabalhando para o bom funcionamento da competição, todos com os devidos treinamentos para auxiliar os competidores.
Parceira em todas as edições de Ilhabela, a Prefeitura marcou presença no evento através do prefeito Toninho Colucci. O mandatário comemorou o sucesso de mais uma edição e exaltou a grande adesão da prova na cidade.
“Parabéns a todos os atletas que estiveram em Ilhabela para mais uma edição de sucesso do XTERRA. Este é um evento que coloca Ilhabela no cenário internacional do esporte de aventura, mostrando não só as nossas praias, como as trilhas e cachoeiras. Além disso, o XTERRA fomenta o turismo, movimentando a cidade num período pós-verão em que iniciamos a chamada baixa temporada”, destaca o prefeito Toninho Colucci.
O evento na cidade praiana também contou uma ação pensando no meio-ambiente e nos benefícios para a natureza. Com pontos de reidratação espalhados ao longo do trajeto, os atletas precisam levar seus próprios recipientes para matar a sede, evitando o uso de copos plásticos e utensílios descartáveis.
Na sequência, serão realizadas as etapas de Bonito (MS), Caraguatatuba (SP), Manaus (AM), Costa Verde (RJ), Independência (MG), Ilhabela 2 (SP) e Búzios (RJ).