No Dia do Orgulho Geek, Personal Trainer lista 10 aplicativos que são aliados da atividade física

No Dia do Orgulho Geek, Personal Trainer lista 10 aplicativos que são aliados da atividade física
Foto: Divulgação

Foi-se o tempo em que esportes de um bom nerd se resumiam ao universo digital. Na era em que existem até mesmo treinamentos físicos específicos para os atletas de e-sports, o público geek vem buscando um estilo de vida cada vez mais saudável. Mas calma! Bruno Sapo, pioneiro em treinamentos funcionais e criador de uma das principais metodologias online de atividades físicas – o TDS (Treino do Sapo) – garante que você não precisa ficar longe da tecnologia para treinar. Inclusive, ela pode ser sua principal aliada.

+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada

+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres

+ Como escolher as melhores ondas?

Antes de preparar o download, Bruno alerta: “Os aplicativos podem te auxiliar, mas assim como tudo, também podem te atrapalhar quando mal utilizados. Treine sempre com a orientação de um profissional de educação física e não fique refém de métricas e números”.

E vale destacar que Bruno Sapo já ganhou destaque na mídia por criar treinos para quem é apaixonado por videogame: ele montou séries para apaixonados por games de tiro, de aventura e muitos outros.

Agora, smartphone a postos! Veja a lista de apps indicados pelo personal:

Interval Timer ou Tabata Timer – Para não perder o timing

Os dois aplicativos são especializados em definir intervalos de tempo para o treino. Eles possibilitam a personalização do cronômetro com o seu tempo específico. Nada de exagerar no descanso ou perder o timing!

Garmin, Polar ou Strava – GPS e Frequencímetro

Além de deixar a frequência cardíaca do treino e tempo das sessões registrados, o que é ótimo para acompanhar a intensidade dada ao treino, esses apps contam com GPS, ferramenta interessante para quem pratica exercícios como corrida, bike ou natação e quer medir o tempo e a distância ou registrar o trajeto.

Mfit Personal ou Personal Fit – Interação entre personal e cliente

Para quem treina com personal a distância (tendência cada vez mais forte) ou consultoria online, esses apps servem para aproximar o aluno do professor. Vídeos para cada exercício, armazenamento de séries antigas e visualização detalhada das atuais, opção de exercícios substitutos, feedbacks e controle financeiro são algumas das principais ferramentas disponíveis.

Peloton – Spinning online para quem ama pedalar

Com diversos outros treinos, as aulas de bike são o carro chefe do app, que permite escolher tempo de treino, intensidade e até desafios para te motivar a não perder a rotina de treinos. Mas consulte sua loja de aplicativos, porque infelizmente, o Peloton não está disponível para todos os dispositivos.

Iron Path – Levantamento de peso olímpico

Quem curte treinar com cargas mais altas, provavelmente já se interessou pelo levantamento de peso olímpico. O Iron Path pode ser a ferramenta ideal para te ajudar a visualizar a trajetória da barra, possibilitando uma análise de movimento mais detalhada. Mas atenção, assim como os outros, esse é um esporte que requer a atenção especial de um profissional, pois possui um alto risco de lesão se o praticante não estiver atento à técnica.

Insight Timer – Yoga gratuita

Prática milenar, o Yoga ganhou ainda mais peso na pandemia, sendo uma prática que exige pouco espaço e equipamento e pode facilmente ser feita na sala de casa. No Insight Timer, o usuário do app pode personalizar as aulas guiadas para diversos momentos, com várias opções de duração.

Bônus! Porque a música faz toda a diferença – Apple Music, Deezer ou Spotify

Aqui não tem muita regra, escolha o seu favorito e selecione a sua playlist. “Uma boa música pode ser o diferencial na intensidade do treino. O BPM (Batidas por minuto) da música pode ditar o ritmo de uma corrida ou de uma pedalada mais ou menos intensa”, afirma.