A vida de um surfista é bastante agitada, sempre tendo que conciliar os treinos, preparo físico, datas das competições e viagens ao mundo inteiro para competir nas melhores ondas. Mas engana-se quem acha que durante as competições, não é possível dar aquela pausa para passear. A surfista Tatiana Weston-Webb, única brasileira a integrar a elite mundial de surfe e primeira representante do surfe brasileiro classificada para as Olimpíadas de Paris 2024, já competiu em vários países e por isso, já conheceu diversos lugares incríveis. Ela separou seus 5 preferidos.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Como escolher as melhores ondas?
Veja os top 5 destinos incríveis, por Tatiana Weston
Taiti
Tati explica porque esse destino considerado um paraíso na terra. “Um lugar muito romântico, é incrível. O Taiti tem montanhas tão lindas, que são fora do normal. São imagens que você nunca vai esquecer. Lembro que a primeira coisa que me marcou foi a semelhança com o Havaí”, conta Tati.
A surfista ainda dá uma dica gastronômica para os que visitarem a ilha, que é o Poisson Cru. O prato é composto por peixes crus, marinados em sumo de limão e leite de coco, com outros temperos como tomate, cenoura, pepino, sal e pimenta. Tati ainda acrescenta: “Geralmente se come com arroz ou pão. Eu simplesmente poderia comer isso todo dia. É uma comida muito boa”.
Costa Amalfitana – Itália
O segundo lugar selecionado pela surfista, fica no sul da Itália: “É um lugar lindo demais! Tem muita comida boa e uma paisagem mais linda que a outra. Não tem onda boa para surfista, mas é um lugar ótimo para turistas.
Considerado patrimônio mundial da humanidade desde 1997, a Costa Amalfitana possui diversos pontos turísticos, entre eles, diversas praias e restaurantes: “Íamos a restaurantes na beira da praia, e eu comia diversos tipos de peixes e frutos do mar, além de muita pasta, porque afinal, é Itália”. diz Tati.
Portugal
Um destino que remete casa para Tati: “Portugal é um lugar que eu poderia morar. Não tem nem como explicar exatamente, mas me sinto em casa lá. É um lugar fora do normal, muito lindo, com comidas e vinhos incríveis, muitos pontos culturais e pessoas maravilhosas. Além de tudo isso, é um lugar mais barato.”
Considerado um dos países do mundo, Tati conta que já visitou diversas regiões “Eu já fui para Porto, para Ericeira, Algarve. Além de ser um lugar lindo, eu amo comer frutos do mar pelas regiões de Portugal”.
Havaí – EUA
Tati não poderia deixar de indicar as terras onde cresceu. “O Havaí é um lugar espetacular. Lá temos praias maravilhosas, com areia branquinha e água bem azul, além de ser um lugar rico culturalmente. Sem dúvidas o Havaí é um sonho”.
Além das belas praias e paisagens, a surfista ainda dá uma dica gastronômica obrigatória para qualquer um que for visitar o Havaí, o Poke, prato típico da região: “Uma das coisas mais incríveis e fora do normal que temos no Havaí é Poke. É basicamente peixe cru, cortado em cubos, com arroz e vários temperos. O sabor é de outro mundo”.
França
E por último, a terra que sediará as próximas Olimpíada, a França. Tati nos conta que a França é um dos lugares mais lindos que ela conheceu, com paisagens de tirar o fôlego. “A beleza da França me parou. Toda vez que eu olhava pra costa, ou via os pôres do sol, fica em choque. Tem muito surfe lá, a água é linda. É uma região mais antiga, mas existem muitas culturas diversificadas, como Biarritz”.
A surfista ainda nos conta sobre uma das suas experiências preferidas na França: “Comer ostra no final de tarde, com vinho branco, à beira do lago de Hossegor, enquanto assistia o pôr do sol. É sem dúvidas um paraíso”, conta Tatiana.