Thomas Pidcock, ciclista inglês, foi o grande campeão do XCC (short track) na Elite masculina da primeira etapa da Copa do Mundo de MTB 2023, em Nové Mesto na Moravé, República Tcheca. Ele completou o percurso em 20’17”, ficando um segundo à frente do segundo colocado, o australiano Samuel Gaze (20’18”).
Leia mais:
+ Mente cíclica: a motivação de Henrique Avancini para seguir no topo
+ Quer evoluir no Mountain Bike? Confira 4 bons Bike Parks perto de São Paulo
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Pidcock estreou a nova bike Dogma XC, da marca Pinarello, que volta a produzir bicicletas para MTB. O alemão Luca Schwarzbauer ficou em terceiro lugar, também com 20’18”. A prova masculina contou com a participação de 41 atletas, que pedalaram onze voltas no circuito, sendo que dois não conseguiram terminar a corrida.
No feminino, a austríaca Laura Stigger foi a grande campeã do XCC da Elite, com um tempo de 19’02”, abrindo um segundo de vantagem para a suíça Alessandra Kelles, que ficou em segundo lugar com 19’03”. A também suíça Sina Frei completou o pódio em terceiro, com o mesmo tempo da segunda colocada. Infelizmente, um acidente ocorrido três minutos após o início da prova acabou tirando várias ciclistas da corrida. A prova feminina contou com 40 atletas.
Brasil no XCC
No XCC masculino, apenas Henrique Avancini representou o Brasil, terminando a etapa na República Tcheca na 29ª posição, com um tempo de 20’35” (+18 segundos).
Já no XCC feminino, apenas duas brasileiras competiram: Raiza Goulão terminou em 33º lugar, completando a prova em 19’44” (+42 segundos), e Karen Olímpio ficou em 39º lugar, com o tempo de 20’31” (+1’29”).
No próximo domingo, dia 14, acontecerá a prova de XCO, que será transmitida ao vivo para o Brasil às 6h30 da manhã.