A internet está repleta de dicas para comemorar o Dia da Terra: plante uma árvore, caminhe para o trabalho, recolha o lixo, recicle. Embora todas essas atividades sejam ótimas (e algumas deveríamos fazer todos os dias), selecionamos oito boas maneiras de comemorar.
Leia mais:
+ Como a Nova Zelândia se tornou referência mundial em sustentabilidade
+ Os países mais felizes do mundo são os que buscam sustentabilidade
+ Hábitos e itens diários que prejudicam o meio ambiente
Essas são ações que podem se espalhar pelos outros 364 dias do seu ano e se tornar hábitos. São coisas que você pode fazer – e depois conversar com sua família e comunidade, para que se sintam inspirados a pegar o bastão e fazê-los também.
Celebrado em 22 de abril, o primeiro Dia da Terra foi realizado em 1970, e desde então se tornou um evento anual em todo o mundo para aumentar a conscientização sobre questões ambientais e promover a proteção do nosso planeta. Mas essa não é apenas uma data. É um movimento e um apelo à ação para fazer a nossa parte e mudar a nossa cultura para lutar pela saúde do nosso precioso planeta antes que as coisas realmente piorem.
Portanto, desligue seus telefones, saia do Facebook e do Instagram e faça uma ou mais (ou todas!) dessas cinco coisas significativas no Dia da Terra. Porque suas ações diárias são importantes e são apenas o começo.
Vá para a natureza
Respire o ar. Ouça os ruídos. Abrace uma árvore. Mexa seu corpo. A melhor ação que você pode fazer pelo planeta no Dia da Terra é simplesmente amar estar nele. Aprecie isso. Comprometa-se com isso. E não acumule para você! Convide um amigo que não gosta de atividades ao ar livre em seu passeio e fale sobre como sair de casa o nutre regularmente.
Coma plantas
Não há necessidade de se comprometer com uma vida de veganismo (mas quanto mais você puder, melhor). No Dia da Terra, pule a carne e incorpore mais plantas à sua dieta. Será melhor para você e muito melhor para o planeta. A ONU estima que a pecuária seja responsável por 14,5% de todas as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo homem.
Não compre nada
Todos nós compramos coisas demais — produtos novos e lançamentos que queremos, mas realmente não precisamos. Essas coisas emitem carbono na atmosfera por meio de suas matérias-primas, produção, transporte, tudo para acabar em um aterro sanitário quando nos cansamos delas. Resista ao desejo de fazer alarde neste Dia da Terra. A tendência desinfluenciadora do TikTok é amplamente focada na indústria de saúde e beleza, mas se aplica a tudo e é linda. Pergunte a si mesmo: eu realmente preciso deste novo moletom, utensílio de cozinha, mochila ou abajur? Ou ainda resta vida no meu velho? Se você precisa comprar algo, visite um brechó ou loja de segunda mão e faça uma caça ao tesouro.
Troque o carro pela bicicleta
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em 2019, a frota de veículos no Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões, e estima-se que até 2025, esse número alcance os 140 milhões. Isso significa um aumento significativo na emissão de gases poluentes na atmosfera, além de causar congestionamentos e outros problemas de trânsito. Ao trocar o carro pela bicicleta, você estará contribuindo diretamente para a redução das emissões de gases do efeito estufa, melhorando a qualidade do ar e evitando a formação de engarrafamentos. Além disso, andar de bicicleta é uma ótima forma de fazer exercício físico, economizar dinheiro com combustível e manutenção do veículo, e ainda desfrutar da natureza e das paisagens da sua cidade de uma forma mais próxima e consciente.