Passou mais tempo no corredor do freezer recentemente, procurando por comidas baratas? Você ficará satisfeito em saber que alguns produtos congelados são ainda mais saudáveis do que os frescos. “O valor nutricional de algumas frutas e vegetais frescos se deteriora rapidamente após a colheita e também durante o armazenamento nas prateleiras dos supermercados e em nossas cozinhas”, diz a nutricionista britânica Tanja Harrison, da Universidade de Chester.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ O que a Ayurveda fala sobre consumo de café?
“Os alimentos congelados, no entanto, são colhidos quando estão mais maduros e, muitas vezes, nutricionalmente no seu melhor.”
Portanto, se você puder evitar sobremesas congeladas com alto teor de açúcar e alimentos congelados com alto teor de gordura (como hambúrgueres e batatas fritas), seu freezer poderá ajudá-lo a ter uma dieta balanceada, mesmo quando você estiver com orçamento limitado.
Escolha sabiamente
Então, quais alimentos são mais saudáveis quando consumidos no congelador? Tudo isso depende do tipo de nutrientes que eles contêm.
“Em produtos frescos, os níveis de vitamina C em algumas frutas e vegetais, como ervilhas e espinafre, diminuem com o tempo devido à oxidação”, diz a nutricionista Jenna Hope.
Isso significa que brócolis, couve-flor e morangos ricos em vitamina C podem ser comprados congelados se você quiser obter o máximo de benefícios para a saúde com esse antioxidante – o que pode ajudar a reduzir a inflamação e prevenir doenças.
Por outro lado, algumas frutas e legumes congelados têm um conteúdo nutricional ligeiramente inferior. Um nutriente que parece não congelar bem é o betacaroteno, encontrado nas cenouras. Os níveis desse antioxidante diminuíram em produtos congelados, de acordo com um estudo do Journal of Agricultural and Food Chemistry.
No geral, comer uma mistura de alimentos frescos e congelados é melhor para garantir que você esteja recebendo todas as vitaminas e minerais essenciais. Quando se trata de carne, peixe e aves, muitas vezes há pouca mudança no valor nutricional, mas congelar esses alimentos pode ajudar a reduzir o desperdício.
Seja exótico
Embora não haja nada de errado com alimentos básicos congelados, como ervilhas, o corredor do freezer também contém guloseimas saudáveis, como manga, feijão edamame, açaí e bagas de verão, incluindo groselhas e groselhas negras. Compre a granel e você também economizará.
Armazene em segurança
Comprou algo novo e não tem certeza de que vai usá-lo em alguns dias? Como os produtos frescos costumam ser transportados de fora da cidade e já estão armazenados por dias, ou mesmo semanas, antes de chegarem ao supermercado, é melhor congelá-los assim que você os compra.
Para alimentos pré-congelados, leia as instruções da embalagem para saber quanto tempo você tem para comê-los. Dito isto, os alimentos mantidos constantemente abaixo de zero graus Fahrenheit podem, em teoria, ser congelados por anos. As diretrizes para armazenamento em freezer são fornecidas simplesmente para garantir que sejam consumidos antes que percam sua qualidade.
Que tal descongelar?
Congelar alimentos não mata a maioria dos germes e bactérias; apenas os força a hibernar, então você ainda deve garantir que os alimentos, especialmente carne e peixe congelados, sejam aquecidos adequadamente antes de comê-los.
Além disso, “Se você descongela alimentos, nunca deve recongelá-los, a menos que tenha cozinhado os alimentos primeiro”, diz a nutricionista Libby Linford. Também é melhor descongelar os alimentos na geladeira para que nunca entrem na ‘zona de perigo’, na qual as bactérias podem crescer.
Maneiras fáceis de se manter saudável por menos:
- Adicione um punhado de frutas vermelhas congeladas ao mingau ou iogurte.
- Faça smoothies de manga congelada, banana e espinafre.
- Sirva peixe ou costeletas de cordeiro com vegetais congelados.
- Bata a couve-flor congelada em um processador de alimentos e frite para um arroz de couve-flor rápido.
- Adicione as ervilhas congeladas e o milho doce à malagueta, à bolonhesa e às caçarolas.
- Vaporize favas congeladas ou edamame e polvilhe sobre as folhas da salada.
- Para brócolis congelados e não encharcados, coloque em uma panela com 1 colher de sopa de água e uma tampa solta. Microondas por 1-2 minutos.
- Para legumes assados, regue com azeite e cozinhe congelados, em forno quente, por 10-15 minutos.
- Frutas e vegetais congelados contam para cinco por dia (80g = 1 porção).