Um novo vídeo assustador de avalanche viralizou esta semana. Na ocasião, um esquiador profissional sobreviveu por pouco após ser arrastado por uma avalanche ao descer uma montanha extremamente íngreme. O ângulo da imagem fornece o ponto de vista claro de como é ser pego por uma multidão de neve.
Leia mais:
+ Gabriel Tarso e Fernanda Maciel escapam por pouco de avalanche no Manaslu
+ 6 maneiras eficientes de acelerar o metabolismo
+ Conheça a cachoeira que congela e cria ‘cratera de neve’
A filmagem pertence a Owen Leeper, um esquiador de grandes montanhas de Jackson, Wyoming (EUA). Ele é conhecido por se lançar de enormes penhascos nos Tetons (EUA).
O acidente aconteceu em 11 de fevereiro. Leeper estava usando uma câmera de capacete e seu dispositivo capturou tudo em alta definição.
Você pode assistir abaixo.
Ver essa foto no Instagram
O homem estava esquiando em trecho extremamente íngreme quando a neve desmoronou sob seus esquis. A força da avalanche não o enterrou pelos escombros, mas o arrastou colina abaixo.
No vídeo, podemos ver que o percurso se torna mais estreito em altitudes mais baixas e o esquiador bate com força – e em alta velocidade – em duas paredes de pedra. Ele teve um ombro deslocado e precisou de transporte aéreo da equipe local de busca e resgate.
A Outside USA conversou com Leeper e ele disse que ainda se lembra do pensamento que passou por sua mente quando sentiu a neve cair sob seus esquis. “Lembro-me de pensar ‘isso vai me quebrar muito’”, disse ele. “Eu realmente pensei que ia acordar no hospital.”
Leeper havia mapeado a região várias vezes antes de sua corrida e, inclusive, chegou a abortar uma descida anterior porque a cobertura de neve era baixa. Ele contou que não estava com medo de avalanche, porque os últimos dias haviam sido de sol e temperaturas mais quentes na área. De fato, o Bridgerton-Teton Avalanche Center classifica o nível de perigo atual como moderado (dois em cinco).
“Com céu azul, a neve teve alguns dias para assentar e não me preocupei com deslizamentos. Eu estava mais preocupado com as pedras no meio”, disse ele. “Eu estava esquiando com muita cautela. Eu sabia exatamente o que precisava fazer para a descida. Eu simplesmente não estava pronto para a parte da avalanche”.
Foi a primeira vez que Leeper ficou preso por uma avalanche e ele ficou surpreso com a velocidade com que começou e com a rapidez com que passou. O filme inteiro durou apenas 18 segundos, mas Leeper diz que pareceu muito mais.
“Lembro-me de deslizar pela calha e atingir a primeira pedra, e isso me lançou contra a outra pedra”, disse ele. “Eu levantei minhas mãos para proteger meu rosto de bater e, assim que fiz isso, senti uma dor no braço.”
Leeper parou de deslizar pouco antes de alcançar outra banda de pedras afiadas, o que teria causado mais danos ao seu corpo. Ele soube imediatamente que seu ombro estava muito deslocado e a dor do ferimento aumentou em seu braço e ombro. Mas, claro que o acidente poderia ter sido muito pior.
O vídeo foi publicado pelo próprio esquiador em 14 de fevereiro. Nos três dias desde a publicação, o clipe teve mais de 1 milhão de visualizações.
A temporada de esqui de Leeper provavelmente acabou, pois ele precisará de uma cirurgia para consertar o ombro e ainda não sabe quanto tempo levará para a recuperação. Ele esquia profissionalmente há cinco anos e pratica o esporte em alto nível há décadas.
“Mesmo olhando para trás, não me arrependo de ter esquiado”, diz ele. “Eu esquio linhas retorcidas – é o que eu faço. Não há como eliminar todo o risco e, às vezes, tudo o atinge, não importa o quão cuidadoso você seja.”