A lavanda é geralmente a nossa primeira escolha para promover a paz, a calma e o sono mais profundo. Mas ela não precisa ser a única opção para domar o estresse – até porque, às vezes, seu nariz só quer cheirar outra coisa). Além disso, outros óleos essenciais podem aliviar o estresse, além de contarem com benefícios ligeiramente diferentes, como aumentar o estado de alerta ou promover uma perspectiva mais animada.
Borrife, cheire ou mergulhe nessas seleções calmantes.
1. Lavanda
Derivado de uma erva mediterrânea em flor (Lavandula angustifolia), o óleo de lavanda é o óleo essencial mais conhecido (e estudado) para estresse, ansiedade e sono. Seus componentes principais, linalol e acetato de linalil, acalmam o sistema nervoso.
A pesquisa também mostra que a inalação de lavanda afeta os padrões de ondas cerebrais de uma forma que alivia a ansiedade e melhora o humor. O óleo de lavanda também aumenta a atividade cerebral de ondas lentas. Isso está relacionado à melhoria da qualidade e duração do sono, além de maior vigor na manhã seguinte – mesmo em pessoas com insônia. É especialmente eficaz com camomila e neroli, e uma combinação dos três pode diminuir poderosamente o estresse e melhorar o sono.
Como usar: borrife algumas gotas na fronha para uma paz instantânea e um sono reparador.
2. Sálvia esclaréia
Destilada da Salvia sclarea, uma erva nativa do norte do Mediterrâneo, a sálvia reduz a ansiedade e melhora o humor. Seus constituintes químicos ativos parecem afetar a dopamina e a serotonina, neurotransmissores associados à motivação, prazer e bem-estar. Estudos mostram que a inalação do óleo essencial de sálvia reduz os níveis de cortisol, o principal hormônio do estresse do corpo, enquanto aumenta significativamente a serotonina.
Como usar: Combine sálvia esclareia e outros óleos calmantes em um borrifador de água destilada e borrife em seu quarto para aliviar o estresse e melhorar o humor.
+ Os benefícios do óleo de lavanda para uma boa noite de sono
3. Ylang ylang
Cananga odorata, destilada das flores de uma árvore tropical nativa da Índia e do Sudeste Asiático, tem uma fragrância exuberante e inebriante e efeitos relaxantes que melhoram o humor (na Indonésia, é tradicionalmente usado para aumentar a euforia e reduzir a ansiedade durante o sexo).
Ylang ylang influencia a atividade cerebral e o sistema de serotonina, reduzindo o estresse e melhorando o humor e a auto-estima. Em combinação com neroli, lavanda e manjerona, esse óleo diminui significativamente os níveis de cortisol. Isso alivia a tensão, promovendo o relaxamento e melhorando o humor.
Como usar: Adicione algumas gotas a um óleo transportador, como coco ou óleo de amêndoa doce, para um banho calmante ou óleo de massagem sedutor.
4. Laranja doce
Derivado das cascas de laranjas comuns, o óleo de laranja doce (Citrus sinensis) tem um aroma floral cítrico e propriedades calmantes e ansiolíticas. O principal composto ativo, o limoneno, alivia o estresse e promove a tranquilidade, e pesquisas sugerem que a inalação do óleo essencial de laranja doce evita a ansiedade em situações que promovem a tensão.
Como usar: borrife algumas gotas em uma bola de algodão ou inale diretamente da garrafa antes de eventos que provoquem estresse.
5. Capim-limão
Destilado de Cymbopogon citratus, uma planta tropical nativa do sul da Ásia, o capim-limão tem um aroma de limão brilhante que refresca e acalma. É rico em compostos que acalmam a tensão e estimulam o relaxamento, provavelmente pela interação com um neurotransmissor envolvido na ansiedade, depressão e distúrbios do sono. Em um estudo, o óleo essencial de capim-limão teve um efeito imediato sobre o estresse, diminuindo a ansiedade e estimulando a calma. Além disso, os participantes que inalaram capim-limão se recuperaram rapidamente – em cinco minutos ou menos – de uma situação estressante.
Como usar: Adicione algumas gotas a uma bacia de água morna (não quente) para um vapor facial que alivia a tensão.
+ Quantidade ou qualidade de sono: qual é mais importante?
6. Vetiver
De uma erva perene aromática da mesma família do capim-limão, o óleo essencial de vetiver (Vetiveria zizanioides) tem uma fragrância terrosa e exótica com tons amadeirados distintos. Seus constituintes primários interagem com neurotransmissores envolvidos na ansiedade, aprendizado e memória, aliviando o estresse sem efeitos sedativos, ao mesmo tempo em que promove o estado de alerta e a função cerebral. O óleo de vetiver também afeta os padrões de ondas cerebrais para aprofundar o sono. Alguns estudos mostram que pode afetar a respiração durante o sono, melhorando os padrões respiratórios e diminuindo a tendência de roncar.
Como usar: Cheire direto do vidrinho quando precisar de calma sem sedação. Ou adicione algumas gotas a um difusor para melhorar a respiração noturna.
7. Bergamota
Derivado da casca da Citrus bergamia, uma pequena fruta, o óleo de bergamota tem um aroma floral com leves notas cítricas. Seus principais constituintes ativos afetam os neurônios e reduzem os níveis de cortisol para diminuir a tensão e promover o relaxamento. O óleo de bergamota também alivia a depressão, e pesquisas sugerem que a sua inalação aumenta os sentimentos positivos e melhora o humor.
Como usar: A bergamota pode ser irritante, então não use diretamente na pele; adicione algumas gotas a um difusor para manter a calma.
8. Néroli
Destilado das flores da laranjeira amarga (Citrus aurantium), o néroli tem um aroma cítrico doce e acentuado e é rico em compostos voláteis que influenciam o sistema nervoso e afetam o sistema límbico, a região do cérebro envolvida nas emoções. Estudos mostram que a inalação de neroli reduz a ansiedade, alivia o estresse e promove um sono reparador. Combinado com óleo de limão, também melhora o humor e melhora a concentração e a memória. Neroli também influencia os hormônios através do sistema endócrino. De fato, a inalação desse óleo pode aliviar os sintomas da menopausa e aumentar o desejo sexual.
Como usar: Polvilhe algumas gotas em um banho quente para uma imersão luxuosa e antiestresse.
+ Os 3 tipos de óleo de CBD mais usados para tratar depressão