Mais conhecida como “pressão alta”, a hipertensão arterial atinge mais de 38 milhões de pessoas no Brasil, e é a doença de maior prevalência na população do país, além de principal causa de morte. A boa notícia: em muitos casos, pode ser controlada apenas por mudanças na dieta. A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) – que evita sal, álcool e cafeína e enfatiza vegetais, frutas, laticínios com baixo teor de gordura, legumes, nozes, sementes e grãos integrais – demonstrou reduzir a pressão arterial em apenas duas semanas. Carregue seu prato com esses 6 alimentos e proteja-se do mal da pressão alta.
Folhas de Beterraba
As folhas de beterraba são ricas em magnésio, antioxidantes e potássio, um mineral que equilibra os efeitos do sódio no corpo. Vários estudos relacionam o potássio dietético com a redução da pressão arterial, e várias meta-análises mostram que a ingestão elevada de potássio diminui o risco de derrame em cerca de 25%. Outros alimentos ricos em potássio incluem batata, batata-doce, cogumelos, espinafre, feijão, abobrinha e tomate.
Experimente: Pique as folhas de beterraba e refogue com alho-poró, alho, azeitonas pretas e flocos de pimenta vermelha; misture folhas de beterraba inteiras com batata-doce em cubos, batata branca e azeite e asse até ficar macio; misture folhas de beterraba com a sua salada preferida.
+ 11 vegetais que você deveria comer com mais frequência
Romãs
As romãs são ricas em polifenóis, antioxidantes com efeito benéfico na pressão sanguínea e nas doenças cardiovasculares. Em um estudo, as pessoas que bebiam um copo ou mais de suco de romã diariamente mostraram uma diminuição nos números sistólico (a pressão máxima que seu coração exerce durante o batimento) e diastólico (a quantidade de pressão nas artérias entre as batidas).
Experimente: misture sementes de romã com couve de Bruxelas raspada, nozes picadas e um molho de azeite de limão; faça salsa com sementes de romã, gomos de toranja picados, cebola roxa, pimenta serrano e suco de limão; misture o camarão grelhado com sementes de romã, cenoura raspada e rúcula.
Pistaches
Os pistaches são ricos em gorduras saudáveis, magnésio, potássio e outros compostos que reduzem a pressão arterial. Em um estudo, pessoas com colesterol LDL alto que comeram uma porção de pistache por dia tiveram pressão arterial sistólica mais baixa. Estudos adicionais sugeriram que outras nozes também podem ter um efeito benéfico na pressão sanguínea e na função dos vasos sanguíneos.