6 alimentos que ajudam a combater pressão alta

Foto: shutterstock

Mais conhecida como “pressão alta”, a hipertensão arterial atinge mais de 38 milhões de pessoas no Brasil, e é a doença de maior prevalência na população do país, além de principal causa de morte. A boa notícia: em muitos casos, pode ser controlada apenas por mudanças na dieta. A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) – que evita sal, álcool e cafeína e enfatiza vegetais, frutas, laticínios com baixo teor de gordura, legumes, nozes, sementes e grãos integrais – demonstrou reduzir a pressão arterial em apenas duas semanas. Carregue seu prato com esses 6 alimentos e proteja-se do mal da pressão alta.

Folhas de Beterraba

As folhas de beterraba são ricas em magnésio, antioxidantes e potássio, um mineral que equilibra os efeitos do sódio no corpo. Vários estudos relacionam o potássio dietético com a redução da pressão arterial, e várias meta-análises mostram que a ingestão elevada de potássio diminui o risco de derrame em cerca de 25%. Outros alimentos ricos em potássio incluem batata, batata-doce, cogumelos, espinafre, feijão, abobrinha e tomate. 

Experimente: Pique as folhas de beterraba e refogue com alho-poró, alho, azeitonas pretas e flocos de pimenta vermelha; misture folhas de beterraba inteiras com batata-doce em cubos, batata branca e azeite e asse até ficar macio; misture folhas de beterraba com a sua salada preferida.

+ 11 vegetais que você deveria comer com mais frequência

Romãs

As romãs são ricas em polifenóis, antioxidantes com efeito benéfico na pressão sanguínea e nas doenças cardiovasculares. Em um estudo, as pessoas que bebiam um copo ou mais de suco de romã diariamente mostraram uma diminuição nos números sistólico (a pressão máxima que seu coração exerce durante o batimento) e diastólico (a quantidade de pressão nas artérias entre as batidas). 

Experimente: misture sementes de romã com couve de Bruxelas raspada, nozes picadas e um molho de azeite de limão; faça salsa com sementes de romã, gomos de toranja picados, cebola roxa, pimenta serrano e suco de limão; misture o camarão grelhado com sementes de romã, cenoura raspada e rúcula.

Pistaches

Os pistaches são ricos em gorduras saudáveis, magnésio, potássio e outros compostos que reduzem a pressão arterial. Em um estudo, pessoas com colesterol LDL alto que comeram uma porção de pistache por dia tiveram pressão arterial sistólica mais baixa. Estudos adicionais sugeriram que outras nozes também podem ter um efeito benéfico na pressão sanguínea e na função dos vasos sanguíneos. 

Experimente: faça pesto de pistache, manjericão, espinafre, azeite e alho; purê de iogurte, mel, cardamomo, açafrão e pistache e congelar em uma sorveteira para um sorvete saudável com um toque do Oriente Médio.

+ Pasta proteica ao pesto de abacate

Iogurte

Iogurte e outros produtos lácteos com baixo teor de gordura podem proteger contra pressão alta. Uma revisão encontrou uma ligação entre laticínios com baixo teor de gordura, especialmente iogurte e leite, e risco reduzido de hipertensão. Em outro estudo, mulheres que comiam cinco ou mais porções de iogurte por semana mostraram uma redução de 20% no risco de desenvolver pressão alta. Os pesquisadores acreditam que o cálcio, o magnésio, o fósforo e outros nutrientes dos laticínios desempenham um papel importante. Além disso, os laticínios contêm peptídeos, compostos com propriedades bioativas que afetam a pressão arterial. 

Experimente: combine iogurte desnatado, aveia rápida, sementes de linho e mel e leve à geladeira durante a noite para aveia instantânea no café da manhã; refogue o espinafre com alho, curry em pó e sementes de cominho e misture o iogurte desnatado para obter um acompanhamento indiano cremoso.

Linhaça

A linhaça é rica em gorduras ômega-3, lignanas e fibras, que ajudam a proteger contra a pressão alta. Em um estudo, pessoas com hipertensão que comeram linhaça por seis meses mostraram uma redução na pressão arterial sistólica e diastólica; a semente de linhaça inteira tem um efeito mais poderoso do que o óleo de linhaça. Outras sementes, como sementes de abóbora e girassol, também são ricas em potássio e magnésio e podem ter efeitos semelhantes na pressão sanguínea e na saúde cardiovascular geral. 

Experimente: moer sementes de linho, gergelim, girassol e abóbora e usar como empanado saudável para frango ou peixe grelhado; adicione linhaça moída, iogurte e pistache à mistura de waffle; misture as sementes de linhaça na pasta de amendoim para um sanduíche crocante.

+ Como e por que incluir sementes na alimentação?

Beterraba

A beterraba é rica em polifenóis e óxido nítrico, um composto que reduz a inflamação e promove a vasodilatação (alargamento das artérias) para reduzir a pressão arterial. Em um estudo, pessoas que beberam suco de beterraba misturado com suco de maçã mostraram uma redução na pressão arterial sistólica apenas seis horas depois; outros estudos mostraram resultados semelhantes. Legumes, especialmente folhas verdes, e alho também aumentam o óxido nítrico no corpo, reduzem a pressão arterial e protegem contra a hipertensão. 

Experimente: corte a beterraba em fatias finas, misture com azeite e alecrim picado e asse até ficar crocante; purê de beterraba cozida com tahine (pasta de de gergelim), azeite, suco de limão, alho e cominho e cubra com sementes de gergelim preto para um homus vibrante.