Se você está lutando para passar o dia sem bocejos frequentes e sem sentir um forte desejo de fechar os olhos, você não está sozinho. Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – Ibope inteligência – apontou que 98% dos brasileiros apresentam algum nível de cansaço físico ou mental. E os jovens estão no grupo que informou se sentir mais cansado: entre os entrevistados com idades entre 20 e 29 anos, 99% disseram que estão exaustos.
Leia mais:
+ Os benefícios de usar extrato de baunilha ao cortar o açúcar
+ 7 alimentos que dão mais energia e diminuem o cansaço
+ 10 benefícios do ciclismo para saúde física e mental
Quando você está dormindo muito bem à noite, mas não consegue lutar contra a lentidão ou sonolência ao longo do dia, seu sono noturno pode não ser o problema. Há muitas razões pelas quais você pode desejar uma soneca à tarde. Aqui estão sete causas potenciais dessa condição de exaustão – felizmente, elas são fáceis de corrigir.
1. Você tem deficiência de vitaminas
Não é novidade que os níveis de vitaminas ajudem a trazer energia ao longo do dia. E se você tem deficiência de ferro, há uma boa chance de que seja por isso que você está se sentindo cansado. A Harvard Health diz que a fadiga costuma ser o primeiro sintoma de anemia, que ocorre quando não há glóbulos vermelhos suficientes ou quando essas células não têm hemoglobina suficiente.
Outra causa potencial de anemia é a falta de vitamina B12, responsável pela produção de glóbulos vermelhos. Se a fadiga é algo que você experimenta regularmente, pode valer a pena testar seus níveis de vitamina para ver se esse é o gatilho.
2. Você está comendo muito açúcar
O açúcar promove uma descarga de energia, mas o que é inevitável depois de consumir altos níveis de açúcar? Uma queda de açúcar. Você pode sentir uma queda acentuada de energia cerca de 30 minutos depois de comer algo doce. Isso geralmente ocorre devido a uma redução nos níveis de açúcar no sangue à medida que o corpo produz insulina.
Em vez de depender de doces para se sentir abastecido ao longo do dia, tente reduzir para evitar acidentes. Considere optar por um café da manhã com pouco ou nenhum açúcar para começar o dia; então, mantenha seu almoço e lanches com baixo teor de açúcar também. Isso deve ajudá-lo a passar o dia de trabalho sem querer tirar uma soneca.
3. Você está olhando para as telas por muito tempo
Desde navegar pelas mídias sociais até assistir à Netflix compulsivamente, passando oito horas por dia trabalhando no computador, é difícil evitar o tempo excessivo na tela. Mas toda essa luz azul brilhante pode levar a uma condição chamada fadiga ocular, que deixa seus olhos cansados - e pode explicar por que as vezes você está lutando para se manter acordado.
Embora a melhor solução geral seja limitar o tempo de tela, isso nem sempre é possível. Portanto, em vez de parar de trabalhar no meio do dia, tente incorporar pequenas pausas para os olhos enquanto estiver olhando para várias telas.
A Clínica Mayo diz que é comum piscarmos com frequência quando trabalhamos em um computador. Portanto, você pode tentar piscar o mais rápido possível para evitar olhos secos. Você também pode tentar seguir a regra 20-20-20 para combater os olhos cansados. Como? Olhe para algo a 6 metros de distância por pelo menos 20 segundos, a cada 20 minutos.
4. Você não está fazendo exercícios suficientes
Há uma longa lista de razões pelas quais o exercício é benéfico para o corpo humano, e combater o cansaço é uma delas. Simplificando, nosso suprimento de energia aumenta quando o corpo produz mitocôndrias dentro de nossas células musculares. O que ajuda a produzir mais mitocôndrias? Exercício físico.
E de acordo com a Harvard Health , movimentar o corpo ajuda a aumentar a circulação de oxigênio. Isso não apenas ajuda o corpo a usar a energia com mais eficiência, mas também aumenta os níveis hormonais que fazem você se sentir mais bem disposto. Considere fazer uma caminhada à tarde para dar ao seu corpo o impulso necessário para o resto do dia.
5. Você não está bebendo água suficiente
Um estudo realizado entre 2008 e 2014 pela Danone Research, com 16.276 adultos, com idade entre 18 e 70 anos, de 13 países, incluindo o Brasil, mostrou que o hábito de tomar água está aquém do ideal. E como seu corpo precisa de água para realizar praticamente todas as suas tarefas essenciais – desde regular a temperatura até manter as articulações lubrificadas e fornecer nutrientes às células – deixar de atender às suas necessidades de hidratação pode esgotar sua energia. Níveis mais baixos de energia, fadiga durante o exercício e diminuição da capacidade de concentração são apenas alguns dos muitos sintomas que ingerir pouca água pode causar.
A desidratação ocorre quando você não está fornecendo líquido suficiente ao corpo para repor a água que perde durante o dia. A água pode ser perdida através da urina, fezes, suor e até mesmo pela simples tarefa de respirar. E você precisa de 11,5 a 15,5 xícaras de água por dia para se manter bem hidratado.
Portanto, tente beber um pouco de água se estiver se sentindo cansado. Melhor ainda, mantenha uma garrafinha com você o tempo todo e encha conforme necessário. Você pode notar que o cansaço e outros sintomas relacionados à desidratação leve diminuem em cinco a 10 minutos .
6. Você está bebendo muito café
O café costuma ser a bebida preferida de quem precisa de um estimulante. Mas, surpreendentemente, esta bebida popular com cafeína às vezes pode fazer mais mal do que bem aos seus níveis de energia. Isso porque a cafeína é considerada um diurético – o que significa que faz você urinar com mais frequência.
A micção frequente pode levar à desidratação, uma das causas de cansaço discutidas acima. E se você está bebendo mais café do que água, seu corpo não está sendo reabastecido com a hidratação adequada de que precisa. Esse ciclo de desidratação pode ser o que faz você se sentir cansado ao longo do dia.
Ah, e há outra razão pela qual seu café está deixando você cansado: a quantidade de açúcar que você mistura está fazendo com que sua energia caia. Mais uma vez, muito açúcar pode levar a uma queda nos níveis de energia.
7. Você tem uma condição de saúde subjacente
Embora existam muitas razões possíveis para você se sentir lento e cansado durante o dia, é importante observar que pode ser algo muito mais sério do que apenas a falta de descanso ou as influências do dia a dia. Fadiga crônica, cansaço frequente e sensação de pouca energia geralmente podem ser um sintoma de uma condição de saúde subjacente. Também pode ser um efeito colateral de tomar certos medicamentos.
Algumas condições que estão ligadas à fadiga incluem:
- Diabetes
- Problemas de tireóide
- Doença cardíaca
- Apnéia do sono
- Depressão
Converse com seu médico sobre seus sintomas antes de tirar conclusões precipitadas sobre sua saúde. A solução para o seu cansaço pode ser tão simples quanto fazer algumas mudanças no estilo de vida, como beber mais água ou ajustar o tempo de tela. Mas se a sua sonolência for persistente, certifique-se de consultar um profissional para descartar algo como um problema de saúde ou preocupação.