10 benefícios do ciclismo para saúde física e mental

Foto: Shutterstock.

O verão está chegando e com ele a maioria das pessoas tem mais motivação para praticar exercícios físicos outdoor. Entre os esportes ao ar livre, o ciclismo é uma opção atraente e divertida que promove inúmeros benefícios à saúde geral.

Leia mais:

+ O que comer antes de pedalar?

+ Confira o treino intervalado ideal para atingir seu objetivo na bike

+ Quer evoluir no Mountain Bike? Confira 4 bons Bike Parks perto de São Paulo

Claro, você já sabe que andar de bicicleta te deixa mais em forma do ponto de vista aeróbico e é uma ótima maneira de se conectar com os amigos. Mas os benefícios de pedalar são ainda maiores para a sua saúde física e mental.

10 benefícios do ciclismo para a saúde física e mental:

1. Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto perfeito para todas as idades

Como uma atividade sem peso, o ciclismo é uma das formas de exercício mais seguras e eficazes para pessoas de todas as idades. De crianças a adultos e idosos, pedalando você pode obter muitos dos mesmos benefícios da academia ou da corrida, por exemplo.

Um estudo descobriu que apenas algumas semanas de ciclismo sem sustentação de peso ajudaram a melhorar a potência e a força dos membros inferiores em adultos mais velhos. A maioria desse grupo de pessoas luta com corrida e outras atividades de levantamento de peso que podem resultar em uma variedade de lesões agudas ou crônicas. Andar de bicicleta, por outro lado, apresenta um risco de lesões muito menor, ao mesmo tempo em que oferece muitos dos mesmos benefícios potenciais.

No entanto, o ciclismo, como atividade sem levantamento de peso, não aumenta a densidade óssea, o que é especialmente importante para os adultos mais velhos. Recomendamos que os adultos mais velhos realizem 1-2 sessões de treinamento de força por semana para ajudar a aumentar a densidade óssea e prevenir lesões.

2. Andar de bicicleta ajuda a melhorar sua vida social e oportunidades

É difícil imaginar uma cultura social mais forte do que a do ciclismo. De cafés a lojas de bicicletas a passeios em grupo, o ciclismo tem uma cultura difundida que transcende a idade e a habilidade. Qualquer um pode comparecer ao pedal em grupo, qualquer um pode vir conversar no café e qualquer um pode experimentar o critério local.

Existem centenas e milhares de clubes de ciclismo em todo o mundo e, hoje em dia, existem mais grupos virtuais do que nunca.

3. Andar de bicicleta ajuda a economizar tempo e dinheiro

Mais pessoas do que nunca estão trocando seus carros por bicicletas, especialmente porque mais e-bikes chegam ao mercado. Hoje em dia, você pode viajar 30 milhas em uma e-bike de carga completa com pára-lamas, racks, luzes e espaço para bagagem. Você pode comutar seu tempo de deslocamento pela metade, enquanto se exercita ao longo do caminho.

Claro, as bicicletas são movidas a pedal. E você não precisará pagar por uma vaga de estacionamento, pegar o trem no horário ou se preocupar em abastecer no caminho para o trabalho. Você também pode usar sua bicicleta para mais do que apenas trabalhar. Com uma e-bike de carga, você pode fazer compras completas sem usar um carro. Muitos ciclistas já trocaram carros por bicicletas, e o número não para de crescer.

4. Andar de bicicleta reduz o risco de doenças debilitantes

Existem inúmeros estudos que descobriram que o ciclismo ajuda a diminuir o risco de todos os tipos de doenças, incluindo doenças cardíacas, câncer, doenças cardiovasculares e mortalidade por todas as causas. Como exercício cardiovascular, o ciclismo fortalece o sistema aeróbico, bem como os músculos usados ​​para pedalar.

Além disso, o ciclismo está associado a outros aspectos de um estilo de vida saudável, como exercícios regulares, alimentação consciente e atividades ao ar livre.

5. Andar de bicicleta melhora sua saúde mental

Um dos benefícios mais subestimados do ciclismo é seu efeito positivo em nossa saúde mental. Estudos demonstraram que todos os tipos de ciclismo ajudam a melhorar a saúde mental e o bem-estar. Isso inclui ciclistas de estrada, ciclistas elétricos, passageiros e muito mais.

Andar de bicicleta, fazer exercícios regularmente e sair ao ar livre estimulam a liberação de neurotransmissores cruciais, como endorfinas, serotonina e adrenalina. Isso ajuda a melhorar nosso humor, não importa a hora do dia, e coloca um sorriso em nosso rosto enquanto pedalamos para fora da garagem. Muitas pessoas citaram o ciclismo como crucial para sua jornada de saúde mental ao lidar com depressão, ansiedade, problemas de confiança e muito mais.

6. Andar de bicicleta ajuda a fortalecer os pulmões e o sistema imunológico

Como seria de esperar, exercitar os pulmões os fortalece. E o ciclismo faz exatamente isso. Esteja você pedalando em baixa ou alta intensidade, estará respirando com mais dificuldade na bicicleta do que sentado em sua mesa. Andar de bicicleta não apenas aumenta sua capacidade pulmonar, mas também é uma ótima ferramenta terapêutica para pessoas com DPOC.

Da mesma forma que o ciclismo ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a combater doenças de curto prazo. Esse efeito ocorre independentemente da intensidade do ciclismo, o que é uma boa notícia para ciclistas casuais e idosos. O ciclismo de baixa intensidade sozinho pode ajudar a fortalecer seu sistema imunológico.

7. Andar de bicicleta pode te ajudar a perder peso

A perda de peso é um assunto delicado no mundo do ciclismo, mas também é um de seus principais benefícios. Para pessoas com peso a perder, andar de bicicleta é a atividade perfeita sem peso para queimar calorias e especialmente gordura.

Andar de bicicleta pode queimar de 300 a mais de 1.000 calorias por hora em intensidades variadas. Por não suportar peso, muitos ciclistas gostam de andar por várias horas seguidas, o que é quase impossível de fazer com outras atividades, como corrida ou caminhada. Apenas corredores ou caminhantes de trilha experientes podem lidar com uma atividade de várias horas sem correr o risco de lesões.

Claro, existe um equilíbrio saudável entre ciclismo e perda de peso. Você deve sempre abastecer seus passeios e treinos, mas também pode operar com um pequeno déficit calórico se estiver tentando perder peso. Como regra geral, uma meta de perda de peso saudável é não perder mais de 0,45 kg por semana.

8. Andar de bicicleta ajuda a construir músculos e melhorar a coordenação

Como seria de esperar, o ciclismo constrói os músculos que usa. Isso inclui quadríceps, isquiotibiais, glúteos, panturrilhas e região lombar. Construir músculos aumenta a força e a potência, e mais do que apenas na bicicleta. O ato de andar de bicicleta também melhora sua coordenação e equilíbrio, especialmente se você for um ciclista de montanha.

9. Você pode ver o mundo de bicicleta, uma perspectiva como nenhuma outra.

Não há nada que se compare a ver o mundo através da bicicleta. Muitas vezes, um carro parece muito rápido e uma caminhada parece muito lenta. Você pode voar pelo campo de carro ou rastejar a pé por um caminho natural. Mas quando você está de bicicleta, pode ver e ouvir mais de 160 quilômetros de natureza em um único passeio.

Quando você está de bicicleta, pode parar a qualquer momento, tirar fotos no topo da montanha e sentir o vento no rosto enquanto desce pelas curvas. É como viajar e viver ao mesmo tempo e, na minha opinião, é uma sensação como nenhuma outra.

10. Andar de bicicleta ajuda a melhorar o sono e a vida sexual

O sono é quase como uma droga poderosa, mas poucas pessoas o usam em todo o seu potencial. Dormir bem aumenta sua cognição e desempenho de resistência , reduz o risco de lesões em até 65% e reduz o risco de mortalidade por todas as causas . O sono está disponível para nós 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas muitos de nós não dormimos o suficiente.

Um estudo recente mostrou que andar de bicicleta e exercícios de alta intensidade podem resultar em sono profundo melhorado e na qualidade geral do sono. Assim, a mensagem é dupla: andar de bicicleta ajuda a melhorar seu sono e dormir ajuda a melhorar seu ciclismo. Então vá lá e comece a dormir!

Outro benefício do ciclismo é a melhoria da vida sexual. O sexo regular nos ajuda a viver mais e aproveitar a vida ao máximo. Na verdade, os estudos relacionaram a frequência e a qualidade do sexo com um menor risco de eventos cardiovasculares em homens e mulheres.

Faz sentido quando você pensa sobre isso porque os mesmos músculos são usados ​​no ciclismo e normalmente usados ​​durante o sexo. Andar de bicicleta melhora o condicionamento cardiovascular, bem como a força e resistência muscular nos quadris, coxas, glúteos, isquiotibiais e região lombar. Você poderia dizer o mesmo sobre a outra atividade.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo