Personalizamos tudo nas nossas bicicletas: atualizamos rodas, trocamos componentes, ajustamos nossos quadros, trocamos pneus, mas, na maioria das vezes, as pessoas andam no selim que veio com a bicicleta. Indiscutivelmente, a sela é uma das peças mais individuais de todas as nossas bicicletas. Cada um de nossos corpos é diferente, então o selim que montamos deve refletir e acomodar essas diferenças também.
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É um equívoco dizer que os selins são inerentemente desconfortáveis. Não é apenas ‘parte do esporte’. Como você pode andar por horas a fio se seu traseiro está implorando para você parar? Se você ainda está usando o selim que veio com sua bicicleta, não o culpo, mas vamos investigar um pouco mais. As selas podem ser difíceis de testar e as descrições on-line podem ser confusas de ler.
Aqui estão algumas dicas para encontrar o selim perfeito:
Por que isso importa?
Ao andar de bicicleta, você tem apenas cinco pontos de contato. Você tem as duas mãos nas barras, os dois pés nos pedais e o bumbum no assento. O selim é o que mais exerce pressão durante a pedalada. Se o selim for do tamanho ou formato errado, você pode acabar com feridas no traseiro, dormência nas pernas ou na virilha, dores nas costas ou simplesmente uma condução menos eficiente. Alguns desses problemas podem ser muito difíceis de lidar, mas trocar o selim pode ser a solução mais fácil de todas.
Largura do selim
A largura do selim é provavelmente a medida que mais importa. Na verdade, a maioria das mulheres está montando em uma sela muito estreita. E objetivo desse item é apoiá-lo enquanto você pedala. Ou seja: se você não estiver recebendo o suporte de que precisa, corre o risco de se machucar.
A largura do selim deve ser claramente indicada nas especificações. Para saber qual largura é melhor para você, você precisará medir a distância entre suas tuberosidades isquiáticas ou ísquios. Você pode ir a uma loja de bicicletas e solicitar que eles o ajudem a medir ou você pode medi-los facilmente em casa.
Se você for a uma loja de bicicletas, eles provavelmente terão uma almofada na qual você pode sentar e seus ísquios farão pequenos recortes nela. Então, quando você se levantar, poderá medir a distância entre eles. Se você seguir o caminho do ‘faça-você-mesmo’, precisará de um pedaço de papelão ondulado. Em uma superfície firme, sente-se no papelão e incline-se para frente em sua posição de pilotagem. Fique de pé e meça a distância entre os dois recortes claros que você fez no papelão ao sentar. Meça a distância entre essas reentrâncias e você terá a largura do osso do assento.
Quando você olha para as especificações do selim e vê a largura do item, procure encontrar uma opção que seja 10-30 mm mais largo do que a medida do seu osso. Se você é um piloto que passa muito tempo na frente de sua sela, aponte para a extremidade inferior desse intervalo. Se você se sentar em uma posição mais ereta e na parte de trás da sela, aponte para a extremidade mais alta.
Comprimento da sela
O comprimento do selim é medido da ponta até a parte traseira e influencia o quanto você pode se movimentar no selim.
Um selim mais curto terá apenas uma posição correta ou confortável. Em uma sela curta, você está bastante comprometido com uma posição e provavelmente é melhor para um contra-relógio, triatleta ou ciclista experiente que sabe exatamente em que posição eles gostam de estar na maior parte do tempo. Um selim curto tem cerca de 240 mm.
Uma sela mais longa será um pouco mais tolerante e permitirá que você se mova à medida que o terreno muda. Uma sela longa terá algo em torno de 300 mm.
A maioria das pessoas encontra seu conforto em algum lugar no meio, em torno de 270 mm.
Recortes no selim
O buraco no meio da sela não é apenas para aparência. É importante experimentar diferentes recortes para saber o que funciona melhor para você. Quando pedalamos, mesmo que não percebamos, nosso tecido mole que fica sobre o selim pode ficar inflamado e dolorido. O recorte permite um pouco de espaço extra para o tecido mole se expandir.
As mulheres tendem a preferir recortes maiores, mas não há resposta certa ou errada. O importante é entender que existem opções e você não deve parar de procurar até encontrar uma opção que seja confortável para você.
Formato da sela
A forma pode ser uma das coisas mais confusas a se considerar com uma sela, porque nem sempre é explicada. Quando você segura um selim e olha para as asas, ou áreas mais amplas do item, notará que ele é plano ou ligeiramente curvado para baixo. É um detalhe tão pequeno que muita gente nem vai notar.
Um selim curvo fornecerá o maior suporte lateral e realmente o manterá no melhor lugar na bicicleta. Se você não é muito flexível, pode querer esse suporte para não escorregar.
Uma sela plana é ótima para um piloto flexível. O design mais plano permite muita liberdade de movimento e permite que um piloto flexível use essa flexibilidade para encontrar sua posição mais poderosa.
Busque conforto
Agora que você conhece o básico, sabe o que procurar em sua próxima sela. Mais importante, você sabe que, se estiver desconfortável, é hora de procurar uma mudança. Tente ajustar uma coisa de cada vez para que, quando encontrar o ajuste certo, saiba o que precisa no futuro. Sua sela perfeita está lá fora, e está apenas esperando que você se sente.