Incêndio de grandes proporções atinge encosta do Kilimanjaro, na África

Por Redação

kilimanjaro
Foto: Reprodução / AP.

Um grande incêndio atingiu a encosta do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, com a polícia e a população local auxiliando os bombeiros no combate às chamas.

O fogo começou na rota chamada Mwika, perto do acampamento Karanga, um dos acessos mais populares para o topo da montanha.

Veja também
+ Minha Aventura: uma jornada até o cume do Monte Kilimanjaro
+ Especial montanhismo: 7 passos para começar a subir montanhas
+ Overdose de dados: dicas para você ficar só com o lado bom da tecnologia

“As informações mostram que o fogo está na região de Moorland, cujas plantas incendeiam rapidamente, e isso é perigoso. A Agência de Parques Nacionais da Tanzânia (Tanapa) e o Parque Kilimanjaro (Kinapa) já enviaram forças para combater as chamas”, disse William Mwakilema, representante do órgão de Conservação dos Parques Nacionais da Tanzânia (Tanapa).

Situado no nordeste do país, o Monte Kilimanjaro é o cume mais alto da África, com 5.895 metros.

As autoridades ainda não sabem dizer como o fogo começou, mas ele ocorre dois anos depois que um incêndio durou uma semana em outubro de 2020 e destruiu 95,5 quilômetros quadrados de vegetação, além de cabanas e equipamentos usados ​​pelos montanhistas.

Os primeiros focos de incêndio foram registrados na noite da última sexta-feira (21). Ele teria espalhado-se rapidamente por causa dos ventos fortes, disseram autoridades regionais.

Um avião que transportava autoridades locais e membros da Autoridade de Parques Nacionais da Tanzânia para avaliar a situação não conseguiu pousar no local no sábado.

“Grandes nuvens e a fumaça nos impediram de chegar à zona de incêndio”, disse o prefeito do Kilimanjaro, Nurdin Babu, aos jornalistas. “Vamos tentar novamente quando a situação melhorar.”

O chefe da polícia da região, Yahaya Mdogo, disse que eles estão se concentrando em controlar o fogo e ainda não pode dizer o tamanho ou o impacto que está causando na população.

Vários vídeos postados nas redes sociais mostram as chamas devorando a vegetação e emitindo espessas nuvens de fumaça cinza.

Trezentas pessoas, incluindo policiais, bombeiros, estudantes universitários e funcionários de operadoras de turismo, trabalham duro para controlar o incêndio, de acordo com a Autoridade de Parques Nacionais da Tanzânia em comunicado.

Com informações de The Guardian.