A primavera começou oficialmente em 23 de setembro, mas só agora o clima parece estar começando a esquentar na maior parte do Brasil. Isso significa que chegou a época perfeita para almoços ao ar livre, plantio de hortas e até aquela boa e velha limpeza pesada na casa.
Leia mais:
+ Como melhorar o seu desempenho na corrida – sem correr
+ Por que correr na esteira parece mais difícil do que ao ar livre?
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Mas não é só isso: a primavera é também o momento ideal para iniciar (ou reiniciar) uma rotina de corrida. Obviamente, só de você se comprometer a malhar – independente da época do ano – é incrível, mas a estação das flores traz algumas vantagens que tornam a corrida mais agradável e fácil de manter.
Aqui estão sete razões pelas quais você deve começar a correr na primavera:
Temperaturas agradáveis
Sejamos honestos – temperaturas extremas de verão e inverno podem tornar a corrida menos confortável e, embora o outono seja bom, também é uma época que pode ficar frio rapidamente. Dependendo de onde você mora, a primavera geralmente é perfeita – quente o suficiente para convencê-lo a sair, mas fria o suficiente para evitar o superaquecimento.
Incentivo extra
Graças ao clima fantástico acima mencionado, a primavera é a estação em que as ruas e trilhas estão cheias de corredores experientes ansiosos para fazer suas milhas. Esta é uma ótima notícia para iniciantes; se você tiver alguma dúvida sobre sua forma ou preocupações sobre sua milhagem, haverá muitos rostos amigáveis para perguntar na fonte de água do parque ou se esticando na calçada. E os corredores são um grupo tão acolhedor que, se alguém o vir lutando, provavelmente oferecerá ajuda antes mesmo de você pedir.
Atmosfera incrível
Claro, o outono tem sua beleza, mas a primavera está repleta de flores, grama verde e sol. Nada anima o seu passo como ouvir os pássaros cantando, cheirando gramados recém-cortados e admirando os jardins floridos ao longo do seu caminho. Há um aspecto tão bom em correr na primavera que você não pode deixar de se tornar viciado.
Mais luz do dia
À medida que os dias ficam mais longos e mais claros, você tem mais oportunidades para sair e treinar. Não ter tempo suficiente é muitas vezes a razão pela qual novos corredores desistem de seus treinos, mas com os dias mais longos você não tem desculpa a não ser sair em algum momento. Aproveite para ir no horário que se sentir mais cheio de energia.
Festival de comida
Junto com o ótimo clima, a primavera traz o início da estação de alimentos mais frescos e leves. Embora a comida caseira do inverno possa ter dificultado sair do sofá, as saborosas saladas e carnes grelhadas da primavera fornecem todo o combustível necessário para seus treinos sem sobrecarregá-lo. É a melhor época do ano para começar uma rotina de corrida sem a chance de ser prejudicado por armadilhas pesadas ou de férias (pelo menos até o início da temporada de sorvetes…).
Linhas de chegada do outono
Se você está apenas começando, a ideia de fazer sua primeira corrida pode ser assustadora. Mas começar na primavera torna uma corrida de outono mais do que administrável; você terá muito tempo para se acostumar com a corrida, escolher um plano de treinamento e concluí-lo bem antes do dia da corrida. E assim como a primavera é um ótimo momento para começar a correr, o outono é uma ótima temporada de corridas, graças às temperaturas mais baixas e aos inúmeros eventos.
Acesso abundante
Nos meses mais frios, é realmente mais difícil sair para correr em trilhas. Mas na primavera, você terá mais ânimo para correr com segurança em qualquer lugar que seu coração desejar. Com tantas opções, começar a praticar o trail run nessa época pode ser incrível.