Sentindo-se confuso? Precisa de um impulso no poder do cérebro? Você não está sozinho. Muitas pessoas estão procurando levar sua saúde e desempenho para o próximo nível e, com a promessa de melhorar o foco, a memória e o aprendizado, os suplementos ‘para o cérebro’ parecem a solução, mas não fazem milagres.
Leia mais:
+ Você está tomando muitos suplementos? Especialistas compartilham conselhos
+ Suplementos para dormir funcionam? Veja o que pode ajudar no sono
+ Como a sua alimentação afeta o seu cérebro
“Você não pode evitar maus hábitos de vida com suplementos”, diz a médica Laura DeCesaris. “Dito isto, há uma hora e um lugar para a suplementação personalizada de alta qualidade”, completa.
Aqui estão alguns dos melhores suplementos que beneficiam o cérebro, apoiados por pesquisas:
1. Ômega-3
Uma série de pesquisas indica que os ácidos graxos ômega-3 têm um impacto positivo na saúde do cérebro: de acordo com uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition , os ômega-3 tiveram um impacto positivo na memória e no tempo de reação, e outras pesquisas indicam que as pessoas em um risco aumentado de Alzheimer podem se beneficiar de seus efeitos anti-inflamatórios.
“O ômega-3 parece ser particularmente [eficaz] para aqueles que já têm alguma forma de comprometimento cognitivo leve”, diz Fani Marvasti, diretor de saúde pública, prevenção e promoção da saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona , Fénix.
Indicação médica: Tome um suplemento contendo 1.000 miligramas de EPA e DHA diariamente. (Ou coma três a quatro porções de peixe gordo semanalmente.)
2. Rhodiola
Esta erva adaptogênica pode ajudar a combater a fadiga mental e a exaustão e melhorar a saúde cognitiva. “Pense na rhodiola como um impulsionador para manter seu desempenho durante períodos de alto estresse”, diz DeCesaris. “Também pode melhorar seu humor, afetando seus níveis de serotonina.”
Indicação médica: Tome 200 a 400 miligramas por dia.
AVISO: Rhodiola pode ter um efeito estimulante, portanto, tome-a no início do dia.
3. Cogumelos Medicinais
Várias variedades de cogumelos demonstraram beneficiar o cérebro.
Juba de leão: De acordo com o International Journal of Medicinal Mushrooms , a juba de leão pode promover o crescimento de células cerebrais e ajudar a prevenir a disfunção cognitiva.
Indicação médica: Tome 1 a 2 gramas por dia.
Cordyceps: “Cordyceps pode aumentar a ingestão máxima de oxigênio e ajudar a alimentar o cérebro e o corpo”, diz Caroline Leaf, Ph.D., neurocientista, especialista em saúde mental e apresentadora do podcast Cleaning Up the Mental Mess .
Reishi: “Os cogumelos Reishi ajudam a anular os efeitos do estresse, apoiando a [resposta central ao estresse] e os sistemas endócrinos”, diz Leaf.
Indicação médica: Tome 500 miligramas diariamente.
4. L-teanina
Este aminoácido suporta os neurotransmissores que impactam positivamente seu humor, emoções e níveis de estresse. Quando combinado com a cafeína, também melhora a memória, o tempo de reação e a resiliência do cérebro – sem efeitos colaterais nervosos. “A L-teanina é única porque, embora aumente o estado de alerta, também exerce um efeito calmante”, diz DeCesaris.
5. Pirroloquinolina Quinona
O PQQ pode reduzir o estresse mental e a névoa cerebral protegendo as células do dano oxidativo. “Isso ajuda o cérebro a funcionar compensando a inflamação [causada pelo] metabolismo diário”, diz DeCesaris. De acordo com a revista Prion, o PQQ também ajuda a prevenir a formação de placas amilóides, uma indicação do início da demência.
Indicação médica: Tome 10 a 40 miligramas por dia.
6. Canabidiol (CBD)
“A disfunção cognitiva tem sido associada ao excesso de ferro no cérebro, uma característica comum do envelhecimento normal e da doença neurodegenerativa”, diz a médica Melanie Keller. “O CBD, um componente não psicotrópico da Cannabis sativa, é neuroprotetor [e pode] reverter esses efeitos”.
Indicação médica: Tome mais de 200 miligramas diariamente.
AVISO: O CBD interage com certos medicamentos e os efeitos colaterais comuns são sonolência, diminuição do apetite e problemas gastrointestinais. Verifique com seu médico antes de tentar.