A batata-doce é realmente suprema?

As batatas doces são realmente supremas?
Foto: Shutterstock

Se você já ouviu falar que a batata-doce é a suprema dentro os alimentos nutricionalmente ricos, pense novamente. A batata-doce pode receber toda a atenção graças à sua natureza cheia de vitaminas e minerais, mas não é necessariamente a “melhor” batata para todos.

+ Cardio ou musculação: qual é melhor? Tire suas dúvidas

+ 5 alimentos que você deve evitar se quiser dormir melhor

+ Fu Wax lança única embalagem no mundo sem resíduos

Há uma infinidade de diferentes cores, formas e tamanhos de batatas disponíveis, e cada uma tem um propósito único na cozinha. E todos podem certamente caber em uma dieta saudável e equilibrada.

Uma breve aula de história da batata

Curiosidade: existem mais de 4 mil variedades de batata em todo o mundo, e isso é apenas da família Solanaceae! Essas batatas familiares que você vê no mercado são, na verdade, de três famílias de plantas diferentes. Sua batata “clássica” é da família das beladonas (Solanaceae), enquanto sua batata-doce é da família da glória da manhã (Convolvulaceae) – e o inhame é uma variedade de espécies de videira da família Dioscoreaceae.

Ironicamente, uma batata clássica é mais parecida com pimentão, tomate e berinjela do que uma batata-doce quando se trata de “genética”!

Enquanto todas as batatas são cultivadas por seus vários tubérculos comestíveis (ou estruturas de plantas abaixo do solo, que são o que você vê vendido no mercado), elas não são intercambiáveis na cozinha se você quiser produzir um resultado final familiar. Isso se deve em grande parte aos seus vários perfis de sabor e nutrição.

Nutrição de batatas

Enquanto as batatas brancas e doces são vegetais ricos em amido que fornecem aproximadamente os mesmos gramas de proteína, fibra e carboidratos por porção, suas diferenças brilham nos nutrientes que cada variedade contém.

Por exemplo, as batatas-doces são embaladas com beta-caroteno, que dá à sua carne aquele lindo tom alaranjado. As batatas brancas tradicionais não contêm vitamina A. Por outro lado, as batatas brancas são uma fonte melhor de vitamina C, um antioxidante importante que você precisa para ajudar a combater os radicais livres e manter sua saúde imunológica em boa forma.

Quase todas as variedades de suas batatas tradicionais são uma forte melhor de potássio do que uma porção equivalente de banana, que é reconhecida pelas Diretrizes Dietéticas para os americanos como um nutriente de preocupação de saúde pública devido ao subconsumo significativo – menos de 3% de nós estão recebendo o suficiente. Mesmo a batata-doce está a apenas alguns miligramas de igualar a quantidade de potássio em uma banana.

Agora, há uma infinidade de variedades de batatas, brancas e doces, surgindo no mercado e nos menus dos restaurantes. Então, o melhor conselho é escolher os que te excitam e consumi-los com moderação. Pesquisas mostram que as batatas contêm polifenóis importantes que ajudam em várias áreas da saúde, exibindo atividades antioxidantes, antibacterianas, anticancerígenas, antidiabéticas e anticancerígenas.

Então, da próxima vez que você questionar se pode comer qualquer tipo de batata, independente da cor, pode se sentir bem em dizer sim.