Como forma de atrair ainda mais montanhistas, o governo do Nepal pretende abrir novos picos para a escalada em seu território.
De acordo com Jeevan Ram Shrestha, Ministro da Cultura, Turismo e Aviação Civil do país, os preparativos estão sendo feitos para permitir expedições em montanhas que nunca foram escaladas até agora.
Veja também
+ O Monte Everest está mais acessível do que nunca, mas isso é uma boa notícia?
+ Alpinista norueguesa escala Everest e Lhoste no mesmo dia e pode bater recorde de Purja
+ Por que você não deve namorar alguém que já escalou o Everest
Um estudo sobre quais são os picos apropriados para o alpinismo já está sendo conduzido em locais que variam de 5.800 a 8.000 metros de altura.
“É necessário resolver primeiro leis e regulamentações confusas relacionadas ao montanhismo e, a partir daí, passar a desenvolver o turismo de aventura em montanhas, colinas e outras altitudes naturais”, disse Jeevan Ram Shrestha durante seu discurso na 32ª Assembleia Geral da Associação de Montanhismo do Nepal.
O turismo é uma das principais fontes de renda do Nepal, contribuindo com cerca de 3,6% para o PIB nacional. Além disso, mais de 45% dos turistas que visitam o país vão em busca dos seus atrativos naturais.
Se seguir a recomendação da Associação de Montanhismo, o Ministério do Turismo nepalês pode abrir até 173 novas montanhas para o alpinismo.
Atualmente, o Nepal conta com 414 montanhas abertas para a escalada. Na primavera deste ano, montanhistas de diferentes países pediram permissão para subir 27 delas, mas apenas 14 foram escaladas, de acordo com as estatísticas do departamento de turismo local.