Ciclistas caíram em um acidente no quilômetro final na segunda etapa da Volta a Burgos nesta quarta-feira (3). O que era para ser uma etapa de rotina na meseta do norte da Espanha se transformou em caos depois que o pelotão trombou entre si. O momento provavelmente seria o único sprint puro da prova de cinco dias.
+ Tour de France Femmes: Annemiek van Vleuten é a grande campeã
+ Pogačar leiloa sapatilhas de diamantes usadas na etapa final do Tour de France
Um piloto da Jumbo-Visma caiu pesadamente em uma passagem de pedestres elevada a cerca de 500m de distância, inicialmente parecendo ser o velocista David Dekker. Outros caíram em seu rastro, incluindo David Ballerini (Quick-Step Alpha Vinyl) e um piloto da Ag2r-Citroën colidiu com as barreiras.
Três pilotos da Jumbo-Visma evitaram o acidente e cruzaram a linha para varrer o pódio. Timo Roosen venceu a etapa, com Edoardo Affini e Chris Harper em um-dois-três.
Confira um vídeo do momento:
What on earth were the organisers thinking?! A speed bump in the final 500m #VueltaBurgos pic.twitter.com/aM7nHdldyQ
— Tim Bonville-Ginn (@TimBonvilleGinn) August 3, 2022
“Já estava muito agitado, e pegamos a frente, Affini apenas acelerou e foi um esforço total”, disse Roosen. “Houve uma lombada do nada, eu realmente não vi. Ouvi algo atrás de mim, mas não sabia o que aconteceu. Olhei para trás e pensei que fosse David, e então ouvi que ele havia caído. Fui para a curva final a 250m e corri para a linha. Por causa do acidente eu estava lá e poderia ganhar”.
“Ouvi dizer que foi um grande acidente, não vi nada. Não é a maneira mais bonita de ganhar uma corrida”, completou.
Apenas alguns não foram afetados, e a maioria do grupo foi forçada a pisar no freio para evitar cair. Um relatório médico completo revelará mais detalhes.
O líder da noite, Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), manteve a liderança geral, pois as diferenças de tempo não foram contadas porque o acidente aconteceu nos 3 km finais da etapa da Volta a Burgos.