Tour de France Femmes: Annemiek van Vleuten é a grande campeã

Por Redação

Annemiek van Vleuten fica com a camisa amarela do Tour de France Femmes 2022. Foto: A.S.O / @jennifer.lindini.

A estrela holandesa Annemiek van Vleuten, da equipe Movistar, confirmou o favoritismo e conquistou o título de campeã do Tour de France Femmes 2022 no último domingo (31).

A ciclista de 39 anos foi coroada como a grande vencedora após vencer as duas etapas finais do Tour, dentre elas a dura etapa de subida La Super Planche des Belles Filles.

“Estou super orgulhosa de ser a primeira vencedora do Tour de France Femmes nesta nova versão”, disse van Vleuten, que neste ano já havia vencido o Giro Donne na Itália.

+ Acidente em pelotão derruba 30 ciclistas no Tour de France feminino
+ Como Jonas Vingegaard controlou o medo e a ansiedade para vencer o Tour de France
+ Veja as 24 equipes selecionadas para o Tour de France Feminino 2022

“Espero que seja um grande começo e que possamos transformar isso em um evento ainda maior”, comemorou a atleta, que se tornou a primeira mulher a conquistar a dobradinha do Giro-Tour desde Joane Somarriba, da Espanha, em 2000.

A vitória de Annemiek van Vleuten na etapa final teve momentos de drama, depois que problemas mecânicos a obrigaram a trocar de bike em diversas ocasiões.

A holandesa atacou a 6 quilômetros do topo e alcançou as últimas escapadas com 5,5 km para a chegada.

Sua grande rival, Demi Vollering (SD Worx), saiu na perseguição, mas não conseguiu acompanhar o ritmo da líder, que cruzou a linha de chegada com 30 segundos de vantagem.

“Ganhar com a camisa amarela em La Planche des Belles Filles era algo que eu queria desde que fizemos o reconhecimento. Foi o melhor que pude pensar para terminar”, completou a holandesa.

Melhores momentos da última etapa:

Demi Vollering foi vice-campeã na etapa e também ficou com o segundo lugar na classificação geral, além da camisa de bolinhas da classificação de montanha. Kasia Niewiadoma completou o pódio da classificação geral desta primeira edição da competição em oito etapas.

Na classificação por pontos, a camisa verde ficou com Marianne Vos (Jumbo-Visma), que chegou a liderar a classificação geral durante cinco etapas, e a camisa de melhor jovem encerrou com Shirin van Anrooij (Trek – Segafredo).

-Publicidade-