Marca brasileira centenária, a Caloi promove os direitos da comunidade LGBTQIA+ desde 2019. A empresa já coloriu o seu icônico símbolo do vencedor com as cores do arco-íris, lançou o modelo Caloi Rainbow em edição limitada e apoiou a cantora Liniker ano passado.
Mas, antes de realizar todas essas ações, a Caloi criou internamente o Comitê de Diversidade, que nasceu para proporcionar mais oportunidades para todos dentro da companhia, além de debater o papel da empresa na sociedade brasileira.
Leia mais
+ Praia de Ipanema é eleita como a segunda praia mais LGBTQ-friendly do mundo
+ Cicloturismo: como se preparar para sua primeira viagem de bike
+ Califórnia decide pela proteção de invertebrados, como abelhas e borboletas
E como em junho é celebrado o Mês da Diversidade, em 2022 a Caloi se juntou ao artista visual Doug Reder para chamar a atenção para as causas da comunidade LGBTQIA+. Doug criou um novo grafismo, feito totalmente a mão, para a nova Caloi Rainbow – modelo de bicicleta que é um símbolo da marca quando o assunto é a luta pela diversidade.
Essa nova Rainbow foi criada desta vez na icônica bicicleta Caloi Urbam e ela traz elementos lúdicos, com cores nostálgicas e vivas, que remetem muito à todas as histórias por baixo da bandeira do arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIA+. Toda a arte do grafismo criado pelo artista e incorporada nessa nova versão da bicicleta representa a liberdade, a aceitação e a coragem de todos a serem exatamente quem são.
“Acredito que pra mim e muitas pessoas, a Caloi remete à infância, liberdade e afeto. Lembro de quando ganhei minha primeira bicicleta do meu pai, era uma Caloi. Lembro também de meu avô, hoje aposentado. Ele teve uma bicicletaria por muitos anos numa cidadezinha no interior do Paraná. Na oficina, onde passei grande parte da minha infância, tenho muito carinho dessas memórias. Eu ajudava com os clientes, brincava e andava de bicicleta pela cidade. Minha relação com a bicicleta começou muito novo e ela segue fazendo até hoje parte da minha história, por isso significou muito pra mim poder resgatar todas essas lembranças e poder celebrar com meu trabalho e minha arte uma causa que me atravessa diretamente. Me autoconhecer, me aceitar e me amar foi um processo intenso, mas que me trouxe muitas conquistas e momentos felizes, como artista e como pessoa. Somos indivíduos com características e histórias que nos tornam únicos neste mundo e devemos celebrar isso! Estou muito feliz em compartilhar esse projeto com a Caloi!”, diz Doug.
“A nova Caloi Rainbow criada pelo Doug teve o grafismo desenhado a mão por ele. Trata-se de uma peça única, uma obra de arte, que celebra a causa da comunidade LGBTQIA+. Assim como tem orgulho de ser uma marca brasileira, a Caloi também tem orgulho de fabricar bicicleta para todos. Há anos incentivamos a igualdade no País, chamando a atenção com ações e campanhas, e aqui estamos novamente, como estaremos em 2023, 2024 e sempre. A nova Caloi Rainbow representa a liberdade, a aceitação e a coragem da comunidade LGBTQIA+, palavras que são como símbolos dessa luta, como a nossa bicicleta”, comenta Eduardo Rocha, CMO (Chief Marketing Office) da Caloi.
A nova Caloi Rainbow criada em parceria com Doug Reder será usada como exposição pela Caloi nesse mês de junho, já incentivando o público a realizar doações para a Casa Miga. Já em julho, 150 bicicletas do modelo, com grafismos únicos de Doug, serão comercializadas pela empresa e todo o lucro da venda do produto será destinado para a Casa Miga, que acolhe na cidade de Manaus brasileiros, refugiados e imigrantes LGBTQIA+ expulsos de casa e/ou em situação de vulnerabilidade social