O ciclista eriteu Biniam Girmay levou a melhor na 10ª etapa do Giro D’Itália de 2022 nesta terça-feira (17) e fez história. Com o lugar mais alto do pódio, o atleta de apenas 22 anos se tornou o primeiro de seu país a vencer a grande volta. Girmay completou os 196 quilômetros entre Pescara e Jesi em 4:32:07 horas.
+ Filme de bike: veja a lista dos melhores clássicos
+ 8 percursos de bike para fazer um verdadeiro ‘Tour de Brasil’
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Em segundo lugar ficou Mathieu van der Pel, ciclista da cidade belga Kalellen. O italiano Vicenzo completou pódio com a 3ª colocação em um sprint reduzido.
Mesmo com o resultado da prova, na classificação geral, o espanhol Juan Pedro López ainda é o líder com 12 segundos de vantagem em relação aos competidores em sequência.
“Nunca vencemos numa grande volta, nunca um ciclista negro o fez. Para nós seria o melhor momento de sempre”, afirmou Girmay, após vencer a 10ª fase na competição. O eritreu agradeceu aos familiares e sua equipe. “Até ciclistas que têm pretensões na geral. O Domenico Pozzovivo foi fantástico no final. A 600 metros disse-me para o seguir, atacou forte e eu consegui vencer […]. Sou muito grato”, completou.
Etapa 9
Já Jai Hindley venceu a 9ª etapa do Giro D’Itália do último domingo (15) em uma corrida disputada de forma emocionante principalmente em seus minutos finais. O ciclista australiano superou os seus concorrentes com o tempo de 05:34:44 horas. Romain Bardet e Richard Carapaz ficaram em segundo e terceiro, respectivamente, em uma subida complicada de sprint em Blockhaus.
“Fiquei muito bloqueado durante toda a subida. Estava apenas tentando sobreviver da melhor maneira possível”, disse o australiano depois da corrida para os veículos locais. “Eu sabia que estava achatando nos últimos quilômetros e eu só queria acertar a curva primeiro e dar tudo para a linha e aqui estamos”, finalizou.