6 alimentos que aumentam a concentração

Por Redação

6 alimentos que aumentam a concentração | Go Outside
O ômega 3 é um ácido graxo que auxilia a saúde do cérebro ao melhorar a concentração, memória e o aprendizado em geral ao favorecer a comunicação entre os neurônios. Foto: Shutterstock

Estudos já mostraram que a alimentação está diretamente ligada com o cérebro. Alimentos industrializados, ricos em carboidratos e pobre em vitaminas e minerais, por exemplo, causam um estado pró-inflamatório quando ingeridos em excesso. Assim, o corpo passa a ser menos resiliente devido à inflamação e perde a capacidade de lidar com o estresse. Para driblar esse efeito, conheça alguns alimentos que melhoraram as habilidades cognitivas e aumentam a concentração:

+ Os 7 piores alimentos para o seu cérebro
+ Cansaço: confira 5 alimentos para dar disposição

6 alimentos que aumentam a concentração

1) Especiarias e ervas

Além de deixar a comida mais saborosa, algumas especiarias como o açafrão, a canela e o gengibre podem dar um boost a mais no cérebro. O açafrão contribui para a melhora da atenção e do processo de cognição em geral. A canela melhora a memória, sendo indicada para pessoas distraídas e com pouco foco. Já o gengibre atua no combate do estresse oxidativo diminuindo os danos dos neurônios.

2) Vitaminas do complexo B

Contribuem para a melhora da memória, além de auxiliarem na comunicação e no desenvolvimento dos neurônios. Os alimentos com maior presença dessas vitaminas são brócolis, peixes, ovos, aveia, cereais integrais, feijão, amêndoas, abacate, vegetais verdes, verduras e legumes.

3) Ômega 3

É um ácido graxo que auxilia a saúde do cérebro ao melhorar a concentração, memória e o aprendizado em geral ao favorecer a comunicação entre os neurônios. O ômega 3 pode ser encontrado em linhaça, chia, nozes, amêndoas, leguminosas e alguns peixes de água salgada como a sardinha.

+ Qual o benefício do ômega-3?

4) Colina

A colina é um nutriente essencial que faz parte do complexo B de vitaminas, que podem melhorar a memória, o aprendizado e as habilidades cognitivas. Ela pode ser encontrada em ovos, frutos do mar, soja e brócolis.

+ 7 alimentos para turbinar sua performance no esporte

5) Cafeína

A cafeína é um estimulante cerebral, encontrado no café, chá verde, chocolate e suplementos energéticos. A substância traz muitos benefícios ao cérebro, como aumento da atenção e combate à fadiga mental, além de ativar o sistema de alerta.

6) TCM

Os triglicerídeos de cadeia média são uma espécie de combustível natural para o cérebro encontrado principalmente no óleo de coco. O ingrediente está cada vez mais presente no mercado de suplementos por ser fonte de energia de rápida absorção e assimilação pelo organismo podendo aumentar o rendimento mental e físico.

Pesquisas indicam que ele também é capaz de evitar o progresso de doenças degenerativas, como o Alzheimer.  Inclusive, um estudo recente publicado no Clinical Nutrition Journal sugere que o TCM tem um efeito positivo na capacidade cognitiva de pacientes com Alzheimer, no grau leve a moderado. Apesar de serem necessários mais dados  para a comprovação efetiva, parece que a ação positiva está relacionada à produção de corpos cetônicos – substâncias geradas pela metabolização do TCM e que servem de energia para o cérebro, por uma via diferente da glicose.