Cada vez mais popular no Brasil, o surf é o fator responsável que faz com que milhares de praticantes procurem por destinos com boas condições de ondas para surfar. E dentro desse universo predominantemente masculino, as mulheres também remam forte no outside para conquistar mais espaço e respeito. A próxima terça-feira (8), é o dia internacional para colocar em pauta as lutas e as conquistas das mulheres ao longo da história.
Veja também:
+ Na Onda Delas promove aulas gratuitas de surf para mulheres adultas em Búzios
+ Curvy Surfer Girl: movimento apoia a diversidade no surf feminino
+ A vez das mulheres nas poderosas ondas de Pipeline; víde
E como forma de homenagem, todos os dias até a data, vamos trazer um conteúdo exclusivo da Hardcore sobre iniciativas voltadas ao protagonismo feminino dentro do universo do surf.
A reportagem desse sábado (5), é sobre a BBQ (Barca da Bruna Queiroz), o projeto que leva mulheres para surf trips internacionais. Durante o ano todo, várias edições de viagens acontecem para picos clássicos de altas ondas na América Central. São eles, Costa Rica, Nicarágua e El Salvador.
Como surgiu a BBQ Only Girls
A idealizadora da barca de surf, Bruna Queiroz, que é formada em turismo e vive em Maresias, no litoral norte de São Paulo, teve a ideia de criar o projeto a partir de um momento delicado da sua vida de surfista.
Depois de investir nas competições de surf entre 2003 e 2011, ela chegou ao Circuito Brasileiro Profissional de Surf. No entanto, o evento acabou no final de 2011 por falta de patrocínio. E diante desse infeliz contexto do surf feminino profissional, ela percebeu que precisaria se reinventar para sobreviver.
Foi assim que, em 2012, Bruna encontrou um mercado promissor e gratificante em que ela foi pioneira. “Comecei a organizar surf trips femininas internacionais, pois nenhuma mulher no Brasil fazia isso ainda”, conta ela. “Existiam somente grupos para homens”.
Ver essa foto no Instagram
O propósito das surf trips para mulheres
Atualmente, a Bruna, da BBQ, está a caminho da 53ª viagem e já levou mais de 430 mulheres para surfar ondas perfeitas gringas. São 10 anos de muita experiência em surf, nos picos da América Central e em unir mulheres, das mais diversas faixas etárias, para uma grande experiência de viagem.
“O propósito inicial era levar meninas para surfar ondas perfeitas, evoluírem e se divertirem. Hoje o projeto é meu propósito de vida, e vai muito além de só surf”, conta ela. “É sobre sororidade, acolhimento, autoconfiança, amizades e aprendizados!”.
A história da Bruna pode inspirar mulheres tanto a surfar como a empreender. Além dela ter criado o primeiro canal de surf trips a abrir as portas para meninas que tinham o sonho de surfar e evoluir, ela encontrou uma forma de sobreviver com algo que transformou a sua vida: o surf.
E hoje, a partir da BBQ, Bruna transforma também a vida de outras mulheres.
Para ficar atenta nas próximas viagens, confira o Instagram BBQ Only Girls.
Ver essa foto no Instagram