Por que e como incluir exercícios de pompoarismo no treino

Por Redação

Por que e como incluir exercícios de pompoarismo na sua rotina de treino | Go Outside
Foto: Shutterstock

O pompoarismo é uma prática de fortalecimento da musculatura íntima e traz diversos benefícios para a saúde, além de aumentar a libido e melhorar a lubrificação quando se trata de sexo – e por isso tem ficado popular entre muitas mulheres. O que várias delas não sabem é que incluir exercícios de pompoarismo na rotina de treinos é possível e muito benéfico.

+ Óleo de coco na vagina: veja os benefícios para a região íntima
+ Como aumentar a libido: exercícios físicos para aumentar a testosterona

“Se a mulher domina a técnica do pompoarismo, ela consegue fazer a contração vaginal e o relaxamento da musculatura durante o treino”, explica Wanicleide Leite, ginecologista e obstetra formada pela Universidade Federal da Paraíba.

De acordo com a médica, associar ambas as prática potencializa o processo de “pompoar”,  principalmente se a mulher se concentrar nos exercícios físicos que envolvem a musculatura do assoalho pélvico.

“O que separa o funcional, musculação, pilates ou ioga da prática de pompoarismo é simplesmente a falta da consciência da mulher de que ela pode estar conectada e contrair o canal vaginal e já potencializar esse exercício durante o treino”, afirma a médica colunista do “Papo Íntimo”, programa da TV Cabo Branco, filiada à Rede Globo.

“As mulheres se esquecem que podem trabalhar no canal vaginal enquanto fazem qualquer coisa. Elas podem estar lavando o prato, dirigindo, cuidando do filho e ainda fazer o “contrai e relaxa”. Tudo depende do foco que ela dá ao exercício”, completa.

Como incluir exercícios de pompoarismo no treino

Segundo Wanicleide, a mulher pode inserir ar as bolinhas ben-wá, específicas para a prática, no canal vaginal antes de treinar em casa, ou até mesmo na academia, e realizar todo o treino desta forma. “Isso vai ajudar bastante para que ela fique mais conectada com o canal vaginal e ainda dará um tônus melhor na musculatura do assoalho pélvico”, explica.

A médica também afirma que praticar atividade física com regularidade traz o fortalecimento da musculatura vaginal naturalmente, mesmo sem fazer o pompoarismo de forma direta.

Acessórios para exercícios de pompoarismo

Confira três ferramentas para a prática desta “ginástica íntima”, de acordo com informações da IstoÉ:

Ben Wa

São aquelas duas bolinhas unidas por uma cordinha de silicone e um pouco menores do que uma bolinha de ping pong. Elas são voltadas especificamente para o ganho de coordenação motora. A ideia dos exercícios é simples: contrair os músculos para introduzi-las na vagina e para expulsá-las. Se você nunca praticou o pompoarismo com acessórios, comece introduzindo apenas uma bolinha até desenvolver o controle em todas as regiões da vagina.

Cone Vaginal

Eles também têm a mesma proposta das bolinhas, mas são usados isoladamente. Cada um possui um peso diferente, e a ideia é introduzi-los no canal vaginal e conseguir segurá-lo lá dentro por um tempo determinado. O segredo do exercício é que a mulher precisa mantê-lo no canal, fortalecendo assim a musculatura da região. Geralmente vem em conjunto de cinco, mas não é preciso todos eles. Só o intermediário, que tem 45 gramas, já dá excelentes resultados.

Personal

É um vibrador pequeno, de 11 a 13 centímetros de comprimento, e fino, de 2,5 a 3 cm de diâmetro. Você pode usá-lo com a mesma lógica das bolas Ben-Wa, de sucção e expulsão da vagina. Prefira os vibradores que tenham uma base larga, para evitar que ele entre demais e acabe machucando o colo do útero.