Com duas pratas e quatro bronzes no seu histórico, a Finlândia enfim conquistou sua primeira medalha de ouro no hóquei no gelo, esporte que é um dos queridinhos nacionais entre os finlandeses. E a conquista veio através do Comitê Russo, que tinha o objetivo de conquistar o bi olímpico, mas a Finlândia acabou passando na frente e virou o jogo para 2-1.
+ Áustria é campeã nas equipes mistas do esqui slalom paralelo
+ Brasileiros conseguem resultado histórico no bobsled; Alemanha faz dobradinha
+ Barron Mamiya e Brisa Hennessy vencem em Sunset Beach; Caio Ibelli fica em 3º
Apesar de não jogarem muito o disco para o gol, os russos começaram o jogo bem, e fizeram toda a diferença abrindo o placar no primeiro tempo com Mikhail Grigorenko, aproveitando uma vantagem de pontos – power play – por conta de uma penalidade de Hannes Bjorninen.
O segundo tempo iniciou da mesma forma do fim do primeiro tempo, com a Finlândia pressionando e com gol de empate feito por Ville Pokka. Após o gol, os russos reagiram e o jogo ficou ainda mais competitivo, com poucas chances para cada time.
Após os 30 segundos de partida no último tempo, tivemos o lance que decidiu a disputa: Marko Antilla disparou o disco em direção do gol e o puck sofreu um leve desvio de Bjorninen, que foi suficiente para vencer Ivan Fedotov e colocar os finlandeses na frente. Os russos até tentaram reverter a situação, mas sem sucesso, não conseguiram marcar o gol de Sateri enquanto os finlandeses ficaram ainda mais perto de realizar o terceiro gol, se distanciando de um empate.
No fim da partida, os russos partiram para o desespero tirando o goleiro para levar o jogo para a prorrogação, mas a manobra não surtiu muito efeito para tirar a primeira medalha dos finlandeses, que comemoraram muito depois que sirene anunciou o final da partida.