Entre uma balada e outra no verão, vale a pena juntar a galera e fazer um luau na praia, só para relaxar. Siga as dicas para montar um belo esquema e se divertir bastante na areia.
+ Praias do litoral norte quase ‘desertas’ para fugir de aglomerações em SP
+ Como fazer um poke havaiano
Como organizar um luau perfeito na praia
Fogueira
Comece fazendo uma fogueira. Parece óbvio, mas o primeiro passo (e um dos mais importantes) é produzir fogo. Para isso, use musgo, folhas ou capim secos, cascas de árvore ou um bloco de parafina. Só então jogue uns gravetos por cima. Vá adicionando pedaços de madeira um pouco maiores, do tamanho de seu dedo. Quando sentir que as chamas já estão ardendo com firmeza, coloque pedaços grandes de madeira. Se o seu objetivo é só clarear o ambiente, bastam madeiras leves, como as de pinheiro. Mas você pode ir além e preparar um jantar. Não dá muito trabalho, e nós temos uma receita de peixe que vai fazer você pensar duas vezes antes de parar por aí.
+ 10 destinos incríveis para curtir o verão
Comida
As madeiras leves queimam rápido, soltam faíscas e viram cinzas. Para cozinhar, o ideal é usar lenha, madeiras de lei densas, como carvalho e nogueira, que você pode encontrar em madeireiras. Elas queimam devagar e deixam brasas. Assim, a comida cozinha lenta e uniformemente. Em caso de peixes grandes – como pescada, corvina e anchova –, corte ideal são postas de mais ou menos três dedos de espessura.
Se você optar por peixes pequenos, como sardinha, eles podem ser feitos inteiros. Tempere o peixe com três dentes de alho socados ou picados, duas colheres de sopa de salsinha e cebolinha picadas, quatro colheres de sopa de azeite de oliva, suco de um limão, sal e pimenta do reino a gosto. Separe as abas de uma folha de bananeira grande. Com as duas abas das folhas, enrole as postas de peixe, uma a uma. Desfie o talo e faça cordões para prender as trouxinhas. Coloque-as diretamente na brasa ou numa grelha, a cerca de 30 centímetros do fogo. Leva cerca de meia hora para ficar pronto.
Tochas
Para finalizar, não podem faltar umas tochas no luau. Você pode comprá-las prontas em hipermercados, mas se quiser fabricar sua própria, utilizes pedaços de bambu de aproximadamente um metro e meio, fazendo cortes transversais de dois centímetros de largura e 30 centímetros de comprimento numa das pontas. Para o tocheiro, acondicione no vão uma lata de alumínio com óleo de citronela (a famosa erva-cidreira ou capim-limão), com um pavio de corda. Para dar firmeza ao tocheiro, utilize cordões de linho verde escuro, simulando cipós. Além da luminosidade, o ambiente do luau ficará agradavelmente aromatizado.