As marmitas fitness são uma ótima opção para quem quer se manter na dieta, pois evitam a tentação da praticidade dos deliveries após um longo dia de trabalho e ainda te ajudam a economizar dinheiro.
+ Os benefícios da fitoterapia para quem faz esportes
+ Praias do litoral norte quase ‘desertas’ para fugir de aglomerações em SP
+ Backdoor Shootout: dia 3 incrível com tubo enorme de Bethany Hamilton
Com informações do “Uol Viva Bem”, saiba como dividir os elementos de suas marmitas para garantir todos os nutrientes necessários a cada refeição.
Carboidratos
Segundo o portal, neste grupo entram arroz, feijão, macarrão, batata, mandioca, mandioquinha (ou batata baroa) e inhame. A dica é revezar os carboidratos a cada leva de marmitas para que você não enjoe.
Proteínas
Opte por cortes magros, como peito de frango, lombo suíno, peixe e patinho. Quando preparadas na panela de pressão, as proteínas ganham uma suculência ideal para marmitas. Se você preferir grelhar, pode preparar molhos para evitar o ressecamento — como tomate, iogurte ou pesto.
Legumes e verduras
O portal dá uma dica valiosa para quem não é fã das hortaliças: ao invés de cozinhá-las separadamente, prepare-as junto com o carboidrato, por exemplo: feijão com abóbora ou beterraba e arroz cozido já com cenoura ralada ou brócolis. Já quem gosta dos legumes separados pode cozinhá-los no vapor e temperar como preferir. Se você não abre mão da salada crua, deve montá-la em marmitas separadas.
Outro truque ensinado é o de montar potes de conserva de salada para seu dia a dia: “Você coloca no fundo do pote o azeite e o vinagre, depois os vegetais mais duros como brócolis, couve-flor, cenoura, beterraba, e por cima vegetais mais delicados como tomate, abobrinha e berinjela, por último vem as folhas. Na hora de consumir, é só agitar o pote, assim o tempero pega em todos os legumes e você pode consumir direto do pote ou transferir para um prato”, ensina Verônica Laino, autora da matéria.
Armazenamento das marmitas fitness
Para armazenar suas refeições, a recomendação é utilizar recipientes de vidro, mas se você optar pelos de plástico, aguarde até que a comida esteja fria para montar as marmitas. Para esquentar, prefira transferir o conteúdo para um prato ou recipiente de vidro, ou porcelana e dispense o plástico. Suas marmitas podem ficar congeladas por até 60 dias.