Segunda edição do Simpósio Internacional da Saúde do Escalador já tem data marcada

Por Redação

Simpósio Internacional da Saúde do Escalador
Evento conta com certificação da ABEE (Associação Brasileira de Escalada Esportiva). Foto: Divulgação.

A segunda edição do Simpósio Internacional da Saúde do Escalador acontecerá no dia 19 de novembro em um encontro totalmente virtual.

+ Brasileira é destaque em filme sobre discriminação e racismo na escalada
+ Começando nos esportes de aventura: como praticar escalada esportiva
+ Como uma má alimentação atrapalha a sua saúde mental

O evento tem coordenação da fisioterapeuta Gabriela Saliba e terá como convidados especialistas da Alemanha, Inglaterra, Noruega, França e Brasil.

Serão debates e palestras sobre temas importantes para a saúde do escalador, úteis tanto para atletas quanto para profissionais de saúde.

“O objetivo é fomentar informação baseada em evidências científicas e na prática clínica dos convidados, trazendo à tona temas importantes para a longevidade do esportista e do atleta”, conta Gabriela.

O Simpósio Internacional da Saúde do Escalador é organizado e certificado pela ABEE (Associação Brasileira de Escalada Esportiva). A taxa de inscrição é R$ 20.

Para saber mais, siga o perfil @gabriela_saliba_fisio no Instagram.

Programação:

8h-9h | Lesões de dedo na escalada, com Volker Schoeffl (Alemanha)
9h-9h30 | Adaptações fisiológicas e cardíacas em escaladores adolescentes, com Isabelle Schoeffel (Alemanha)
9h30-10h | Smartboard: Uma nova ferramenta para avaliar a capacidade dos braços e dedos dos escaladores, com Laurent Vigouroux (França)
10h-10h30 | Novas tendências na medicina da escalada desde a sua inclusão no programa olímpico, com Volker Schoeffl (Alemanha)
10h30-11h | Condições do ombro, com Michael Simon (Alemanha)
11h-12h | Pensando além das polias: lesões geralmente negligenciadas na mão do escalador, com Paul Houghoughi (Inglaterra)
13h-14h | BMI: As diferenças de gênero importam para as lesões crônicas na Escalada?, com Gudmung Gronhaug (Noruega)
14h-15h | Design da prática de escalada para profilaxia de lesões, com Udo Newman (Alemanha)
15h-16h | Um diálogo sobre os conceitos das capacidades físicas e a relevância para a saúde do escalador esportivo, com Helmut Becker (Brasil)
16h-17h | Mesa redonda: As novas lesões da escalada moderna (punho, calcanhar/pé, joelho), com Mateus Costantini (fisioterapeuta), Tarcisio Moreira (fisioterapeuta), Cristiano Costa (fisioterapeuta), Dr. Antonio Pedro Neto Pais (cirurgião de mão), Dr. Thaslo Barros (cirurgião de joelho), Dr. Antonio Reis (cirurgião de pé e tornozelo).