Você já deve ter ouvido falar das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e 7 Maravilhas do Mundo antigo, mas já conhece a lista que mais importa para os fãs da vida outdoor? As 7 novas Maravilhas Naturais do Mundo contemplam a escolha popular dos lugares mais espetaculares da natureza em nosso planeta.
+ 5 ilhas paradisíacas para relaxar ao redor do mundo
+ Conheça as cavernas mais incríveis do mundo
Organizada pela New7Wonders Foundation, a definição para escolher as 7 maravilhas naturais do mundo teve mais de 500 milhões de votos.
A fundação, sediada na Suíça, foi criada em 2001 pelo cineasta, escritor e aventureiro canadense Bernard Weber, para contribuir para a proteção do patrimônio natural e construído pelo homem e para promover o respeito pela diversidade do nosso planeta.
Confira as 7 novas Maravilhas Naturais do mundo, que não tem ordem específica:
1) Amazônia (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela)
A floresta Amazônica e o Rio Amazonas são considerados Maravilhas Naturais do mundo. A floresta tem 5,5 milhões de km² e a maior biodiversidade do planeta. Já o rio é o maior por descarga de água do mundo e, de acordo com alguns especialistas, o mais longo em comprimento. O rio ainda representa 20% do despejo fluvial global no oceano.
A Amazônia ocupa nove países na América do Sul, mas a maior parte da floresta tropical fica no Brasil.
2) Baía de Ha-Long (Vietnã)
Hạ Long Bay, ou Baía de Ha-Long, é um Patrimônio Mundial da UNESCO e um destino turístico popular na província de Quảng Ninh, no Vietnã. A baía apresenta milhares de cársticos de calcário e ilhas de várias formas e tamanhos.
Hạ Long Bay tem uma área de cerca de 1.553 km², incluindo de 1.960 a 2.000 ilhotas, a maioria das quais são calcárias. O calcário desta baía passou por 500 milhões de anos de formação em diferentes condições e ambientes.
Hạ Long Bay é o lar de 14 espécies de flora e 60 espécies de fauna, todas endêmicas.
3) Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina)
As Cataratas do Iguaçu ficam na fronteira do Paraná com província argentina de Misiones e são o maior conjunto de cachoeiras do mundo. As quedas dividem o rio em Iguaçu superior e inferior.
+ Menos de 3% da natureza no mundo todo permanece intocada
+ Cinco lugares na Terra que mais parecem Marte
O Rio Iguaçu nasce próximo à Curitiba e, na maior parte de seu curso, o rio atravessa o Brasil, entretanto, a maior parte das cataratas fica no lado argentino. Abaixo de sua confluência com o rio San Antonio, o rio Iguaçu forma a fronteira entre a Argentina e o Brasil.
O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio da Humanidade, é um dos mais importantes sítios ecológicos da América do Sul.
4) Ilha de Jeju (Coreia do Sul)
Jeju é uma ilha vulcânica com uma superfície de 1.846 km² no estreito da Coreia, a sudoeste da província de South Jeolla. A ilha contém a Ilha Vulcânica de Jeju, Patrimônio Mundial da Humanidade, e os Tubos de Lava.
O local ainda é a casa da Hallasan, a montanha mais alta da Coreia do Sul e um vulcão adormecido, que se eleva 1.950 m acima do nível do mar. Um número impressionante de 360 vulcões satélite estão ao redor do vulcão principal.
A ilha foi criada inteiramente a partir de erupções vulcânicas há aproximadamente 2 milhões de anos.
5) Montanha da Mesa (África do Sul)
A Table Mountain é uma montanha de cume plano com vista para a Cidade do Cabo. A montanha faz parte de um parque nacional com o mesmo nome.
A Montanha da Mesa fica no extremo norte de uma cordilheira de arenito que forma a espinha dorsal da Península do Cabo. O cume da montanha tem resíduos de erosão de seis milhões de anos.
+ 10 lugares incríveis no mundo para observar estrelas
+ Conheça as 15 melhores trilhas do mundo
O local conta com mais de 1,4 mil espécies de flores e muitas espécies raras da vida selvagem.
6) Ilha de Komodo (Indonésia)
Komodo é uma das 17.508 ilhas da Indonésia, com 390 km² e uma população de cerca de 2.000 habitantes. A ilha é conhecida por ser o habitat do dragão de Komodo, o maior lagarto da Terra.
Komodo faz parte da cadeia de ilhas Sunda Menor e faz parte do Parque Nacional de Komodo. Além disso, a ilha é um destino popular para mergulho.
7) Rio Subterrâneo do Porto Princesa (Filipinas)
O Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa é uma área protegida das Filipinas localizada a cerca de 80 km ao norte do centro da cidade de Puerto Princesa, Palawan. O rio é navegável por 8,2 km.
Em 2010, um grupo de ambientalistas e geólogos descobriu que o rio subterrâneo possui um “segundo andar”, o que significa que existem pequenas cachoeiras dentro da caverna. Eles também encontraram uma cúpula de caverna medindo 300 metros acima do rio subterrâneo, formações rochosas, morcegos, um buraco de água profunda no rio, mais canais e outra caverna profunda, bem como criaturas marinhas e muito mais.
As áreas mais profundas do rio subterrâneo são quase impossíveis de explorar devido à privação de oxigênio.