Listamos as regras para sair ao ar livre durante a pandemia do novo coronavírus, mas se você as seguir, é seguro acampar?
“Seria um problema se eu viajar de carro para acampar e o único contato que eu tivesse seria o posto de gasolina?”. Matt, um leitor da Outside USA, escreveu para mim em um e-mail recente. Ele detalha os planos de pagar apenas com cartão de crédito, desinfetar cuidadosamente todas as superfícies em que possa tocar e evitar entrar em qualquer tipo de loja ou banheiro. Basicamente, ele diz que faria tudo ao seu alcance para evitar a interação humana, só para finalmente poder acampar novamente.
+ Devo usar máscara quando vou correr ou pedalar?
Essa é uma boa pergunta! Todos nós estamos enlouquecendo em casa agora, e nada como praticar o distanciamento social indo para as montanhas. Então, conversei com Cora Neumann, a especialista em doenças infecciosas que está aconselhando o estado de Montana, nos Estados Unidos, em sua resposta à crise.
Shelby, em Montana, (população: 3.089) está localizada na parte norte-central do estado, em uma área o mais longe possível dos principais centros populacionais. Mas, Shelby tem a maioria dos casos de COVID-19 no estado. Como a doença chegou lá? Autoridades apontam o trem AMTRAK que passa pela cidade duas vezes por dia, juntamente com os passageiros que ele traz, como um vetor em potencial. O outro? Postos de gasolina. Shelby está localizada na Interestadual 15, e teme-se que os viajantes que param na cidade em busca de combustível possam ter trazido o vírus para lá.
+ Como montar um kit de primeiros socorros mental
“Para aqueles de nós que se sentem saudáveis, como algumas partes do país começam a relaxar as restrições, pode ser tentador voltar à vida normalmente”, diz Neumann. “Mas devemos lembrar que todos nós podemos ser portadores. Até que tenhamos testes universais e / ou uma vacina para o COVID-19, devemos continuar a praticar higiene vigilante, usar máscaras em público e continuar o distanciamento social. Como vimos em Shelby, um infectado em uma loja de conveniência de um posto pode ter um impacto devastador em uma comunidade remota.”
Mesmo se tomarmos o cuidado de desinfetar qualquer coisa que possamos tocar (antes e depois) e limitar nosso contato físico, parar em um posto de gasolina ainda cria maneiras potenciais de transmitir o vírus. Além disso, e se o seu carro quebrar e precisar chamar um caminhão de reboque? E se você sofrer um acidente? Um deles pode expor os socorristas e prejudicar uma cidade pequena.
O coronavírus só pode se espalhar através do contato próximo entre as pessoas ou as superfícies que elas podem compartilhar. Sem contar os assintomáticos, que segundo estudos científicos apontam, até 60% das transmissões do novo coronavírus ocorrem através de assintomáticos. Ao evitar viagens, evitamos espalhar a doença. Além disso, viajar para destinos de camping envolve naturalmente passar por pequenas comunidades remotas. Como o surto de Shelby demonstra, essas comunidades pequenas e remotas muitas vezes carecem de instalações de saúde adequadas na melhor das hipóteses.
Afinal, pode acampar durante a pandemia?
Todos nós queremos que essa situação termine o mais rápido possível, para que nossa economia possa se recuperar e possamos desfrutar de atividades normais como acampar novamente. E é por isso que é tão importante que todos participemos da solução, não do problema.
O conselho original de Neumann permanece: não viaje para fora da sua comunidade local. Se você é capaz de cumprir o restante das regras para sair ao ar livre durante a pandemia e ter acesso a áreas legais e abertas para acampar naquela comunidade, então, por todos os meios, vá acampar perto de casa. Mas não, atualmente não é responsável fazer um camping. E provavelmente não será até que tenhamos testes generalizados para a doença.