“Eu amo prosciutto, é minha comida preferida”, afirma o chef Nate Appleman, com várias maratonas no currículo. Esse alimento, de origem italiana, é um tipo de presunto que é salgado e curado a seco, o que preserva a carne.
Isso significa que ele não precisa ser cozido antes de ser consumido, diferentemente de seus “parentes”, o bacon e a pancetta. Ele é rico em gordura (5g em 28g de presunto, aproximadamente).
“Mas, como é sempre servido em fatias finas, não é preciso abusar. Uma quantidade pequena já é uma explosão de sabor”, afirma Nate.
Veja também
+ Quer melhorar sua qualidade de sono? Confira esses alimentos indispensáveis na sua rotina
+ Agora vai: 5 dicas para retomar a rotina de exercícios
+ Aveia ainda é o café da manhã com melhor desempenho do mundo; veja receitas de atletas
PASTA PRIMAVERA
“É fácil de preparar quando se tem pouco tempo. Use ervilha fresca, se encontrar.”
450 g de uma massa de sua preferência
1 ½ xícara de ervilha
1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
2 dentes de alho amassados
½ colher de chá de pimenta-do-reino preta moída
½ xícara de queijo parmesão ou pecorino ralado
½ limão espremido
115 g (8 fatias) de Prosciutto
Coloque água e sal em uma panela grande e deixe ferver. Acrescente a massa e cozinhe. Cerca de 2 minutos antes de a massa estar ao dente, acrescente as ervilhas. Com uma concha, reserve ¼ de xícara da água onde a massa foi fervida. Escorra a massa e as ervilhas. Reserve.
Aqueça o azeite em uma frigideira grande, em fogo médio. Acrescente o alho e cozinhe por 2 minutos, até que ele esteja ligeiramente dourado. Acrescente a massa e a água de cozimento previamente reservadas. Mexa e aqueça por um minuto. Acrescente a pimenta-do-reino, o queijo e o suco de limão. Mexa bem. Sirva em tigelas e coloque o prosciutto por cima, deixando a massa aquecê-lo. Rende 6 porções.