Nervoso para correr os seus primeiros 5K? Aqui vão seis estratégias de sucesso – e super simples – para ajudar na sua performance (tanto física como mental).
+ 4 exercícios para prevenir lesões comuns de corrida e bike
+ Depois dos 40: dicas para correr sem se machucar
+ Homens usam colchões infláveis como barco e ficam ilhados
COMECE COM O PÉ DIREITO
Na prova, faça o aquecimento testado e aprovado nos treinos. “Se você tem uma meta de tempo para os 5K, um aquecimento de quatro a oito tiros curtos podem ajudar a preparar seu corpo para correr na velocidade pretendida.
SOLTE O SOM
Um estudo publicado na revista científica Journal of Strength and Conditioning Research, de fevereiro de 2015, mostrou que ouvir músicas que nos mantenham motivados durante uma prova de 5 km diminui a percepção de esforço e melhora o desempenho.
ENCONTRE O SEU LUGAR
Não se posicione, automaticamente, atrás de todo mundo. Olhe as pessoas que estão a seu redor, observe qualquer sinalização que mostre as baias de tempo — que trazem o tempo estimado de término — e vá para o local adequado para seu ritmo.
NÃO SE DESESPERE
Se tiver muita gente no primeiro quilômetro, não gaste energia tentando abrir caminho. Concentre-se em fazer um “progresso persistente” e olhe para frente para poder achar o traçado mais livre.
PREPARE-SE PARA SENTIR DESCONFORTO
Se você estiver correndo para conquistar um recorde pessoal, vai ter que sair da sua zona de conforto. Esteja pronto para aceitar a dor. Se sentir falta de ar, concentre-se nas expirações. Quando não colocamos todo o ar para fora, temos menos espaço para receber ar nos pulmões.
“COLE” EM UM COLEGA DE CORRIDA
Uma pesquisa feita pela Universidade de Bath, no Reino Unido, mostrou que quando dois corredores se posicionaram um à frente ou atrás do outro, eles acharam mais fácil correr, mesmo não tendo havido diferença entre suas frequências cardíacas ou tempo de término da prova.