Se você estava no planeta Terra na última semana, deve ter esbarrado em alguma notícia sobre a volta da Copa do Mundo de MTB ao Brasil depois de 17 anos.
Leia mais
+ Exploramos as reservas selvagens da África do Sul de mountain bike
+ Veja quem foram os vencedores do Banco Master Rocky Mountain Games
+ Henrique Avancini: a arte do método próprio
A competição de short track e cross-country durou dois dias e reuniu mais de 20 mil torcedores na estrutura montada na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.
Entre os destaques estiveram os atletas locais Henrique Avancini, maior nome do país da modalidade, e a grande promessa Giuliana Morgen, que foram exaltados pela multidão durante toda a disputa.
Mountain bike é considerado um esporte divertido e desafiador, mas também pode ser estressante e aterrorizante. Abaixo, separamos para você seguir para você cortar caminho rumo à melhor pilotagem.
1. Solte-se
O trabalho de sua mountain bike é rodar por um terreno técnico. E o seu trabalho é deixar a bicicleta fazer o seu trabalho. Isso significa manter o corpo solto, para que ela possa se mover abaixo de você. Quanto mais técnico for o terreno, mais espaço a sua bicicleta precisa para se mover. Portanto, levante a bunda do selim. Ao pegar uma descida, deixe os “braços flexionados” e as “pernas de cowboy” – e solte os cotovelos e os joelhos para que a bike simplesmente flua, em vez de você brigar com ela.
2. Não perca o ritmo no mountain bike
Vai parecer anti-intuitivo, mas manter a velocidade – e até mesmo acelerar – é mais fácil quando o terreno é desafiador, porque, lembre-se, tudo o que a sua bike mais precisa é seguir em frente. O ritmo é o seu melhor amiga na trilha, portanto, não o perca.
3. Mude o seu peso de lugar
Subidas e descidas estarão pelo caminho. Numa subida difícil, transfira o seu peso para frente: incline-se mas não levante do selim, para manter o centro de gravidade sobre a roda traseira e não perder tração.
Na descida, faça o oposto, deslocando o seu peso para trás do selim, sobre a roda traseira – para evitar voar por cima do guidão.
4. Vá com calma nos freios
Em algum momento, você será tentado a esmagar as alavancas de freio. Mas resista a esta tentação! Freios de mountain bike são poderosos o suficiente para que você precise de apenas um (talvez dois) dedo(s) para diminuir a velocidade. Ajuste a velocidade antes dos trechos mais críticos, como pedras e outras passagens técnicas. Se você se encontrar diante de uma curva muito fechada, esqueça o freio dianteiro (esquerdo) – e ele certamente faria a bike derrapar. Nesse caso, use o freio traseiro, (da direita) – você até pode derrapar, mas é mais provável que você continue em pé.
5. Use as marchas
Trilhas de mountain bike são cheias de altos e baixos, subidas e descidas. Portanto, tente sempre antecipar as mudanças de terreno encontrando a marcha certa — lembre-se, ritmo é tudo neste esporte.
6. É mountain bike, destrave a suspensão
Mountain bikes costumam ter, pelo menos, uma suspensão dianteira. Mas elas só funcionam se estiverem ativadas. A primeira coisa que deve saber é que deve destravar a suspensão durante as descidas e travá-la nas subidas e retas, para que a energia colocada nos pedais não seja desperdiçada.
7. No mountain bike, mire o seu caminho
Olhar diretamente para aquela pedra que você não quer acertar vai quase garantir que você vai bater nela. Chama-se “fixação de alvo”; sua bicicleta vai para onde seus olhos estão sendo direcionados. Em vez disso, portanto, olhe os obstáculos para onde você realmente quer ir. Mantenha o nível do queixo paralelo ao chão, os olhos para frente e tente olhar o mais longe possível. E use a visão periférica para transpor obstáculos imediatamente à sua frente. Um capacete específico de mountain bike, com viseira, o protegerá caso um galho passe despercebido.
8. Aprenda os reparos básicos
Por causa da natureza acidentada do terreno, reparos mecânicos são mais recorrentes na trilha do que na estrada. A tecnologia de pneus sem câmara ajudou a minimizar, mas não a eliminar, os furos. Então, aprenda alguns reparos básicos para ter certeza de que você pode sair pedalando da trilha quando algo der errado. No mínimo, você deve saber trocar um pneu. Outras boas habilidades incluem emendar uma corrente quebrada e a substituir uma gancheira.
9. Leve mais do que um cartão de crédito
Não há muitas lojas de conveniência no meio de uma trilha. E rolês de mountain bike muitas vezes levam muito mais tempo do que o previsto. Dessa forma, tenha sempre mais comida e água do que você acha que realmente precisa. Também é bem provável que seja impossível que alguém venha buscá-lo se algo der errado. Você pode não ter nem sinal de celular. Sempre carregue as ferramentas que você precisa: um câmara sobressalente (ou duas), bomba e canivete multiferramenta. Você ficará mais tranquilo e se divertirá mais sabendo que tem tudo o que precisa.