Índice de nações mais saudáveis examina a expectativa de vida, alimentação e fatores ambientais

Por Redação

O índice Bloomberg Healthiest Country Index classifica todos os anos as 169 nações que possuem fatores que contribuem para a saúde geral. Nesta edição, a Espanha ficou em primeiro lugar. Será que é efeito da dieta mediterrânea?

As nações são classificadas com base em variáveis, incluindo a expectativa de vida, ao mesmo tempo em que impõe penalidades a riscos, como o uso de tabaco e a obesidade. Também leva em consideração fatores ambientais, incluindo acesso a água potável e saneamento.

No Top 10 de 2019 estão quatro nações europeias: Islândia (terceiro lugar), Suíça (quinto), Suécia (sexta) e Noruega (nono). O Japão foi considerado a nação asiática mais saudável, saltando de três lugares da pesquisa de 2017 para o quarto lugar, substituindo Cingapura, que caiu para a oitava posição. Austrália e Israel completaram o top 10 no sétimo e décimo lugar.

O Brasil aparece na 76ª posição. Cuba (30ª), que ficou cinco pontos acima dos EUA, tornou-se a única nação não classificada como “alta renda” pelo Banco Mundial a ser classificada como saudável.

Dieta Mediterrânea

A Espanha é um dos países da União Europeia com mais alta expectativa de vida. Espera-se que a nação espanhola até 2040 tenha a maior expectativa de vida, em quase 86 anos, seguida pelo Japão, Cingapura e Suíça, de acordo com o Instituto de Avaliação e Métricas de Saúde da Universidade de Washington.

Pesquisadores dizem que os hábitos alimentares podem fornecer pistas sobre os níveis de saúde de Espanha e Itália, que configura a segunda posição. Segundo um estudo liderado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Navarra, a dieta mediterrânea, suplementada com azeite de oliva extra-virgem ou nozes, tem uma taxa menor de eventos cardiovasculares comparado com uma dieta com redução de gordura.

Confira abaixo as 10 nações mais saudáveis e a lista completa, você pode acessar aqui.

1. Espanha
2. Itália
3. Islândia
4. Japão
5. Suíça
6. Suécia
7. Austrália
8. Singapura
9. Noruega
10. Israel