O fechamento do acampamento base vem em resposta ao crescente problema de lixo no Everest
O acampamento base do lado norte do Monte Everest, localizado no Tibete, está fechado para visitantes que não possuem licenças para a escalada.
As autoridades chinesas tomaram a decisão devido ao crescente acumulo de lixo no local. Só na primavera do ano passado foram recolhidas mais de oito toneladas de resíduos – 2,3 toneladas foram de fezes humanas.
- Novas regras tornam o Everest mais caro do que nunca
- Uma solução para os cocôs no Monte Everest
- O que acontece com o seu corpo quando você escala o Everest
A proibição significa que os turistas só poderão ir até o mosteiro Rongbuk, que fica a cerca de 5.000 m acima do nível do mar, de acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua. O campo base do lado norte fica a 5.200 m de altitude.
Nas redes sociais foi especulado o fechamento ser permanente, mas a agência Xinhua citou autoridades negando isso.
O acampamento base chinês é popular por ser acessível de carro. De acordo com o Chinese Mountaineering Association, em 2015 aproximadamente 40.000 pessoas visitaram o campo base do Everest no Tibet. O acampamento base do lado do sul, no Nepal, onde o acesso é feito por trekking, recebeu 45.000 turistas.
Os montanhistas que já possuem permissão para subir o pico de 8.848 m ainda poderão usar o campo base. Em janeiro, as autoridades chinesas anunciaram que limitariam o número de licenças de escalada a cada ano para 300.