9 apps de meditação para aliviar a ansiedade do coronavírus

aplicativos de meditação
Imagem Shutterstock

Em tempos de coronavírus, é praticamente impossível encontrar alguém que não teve a rotina alterada. Home office com isolamento e quarentena para uns, cuidar de filhos ou pais idosos para outros, e sobrecarga de trabalho para as profissões que não podem fazer home office nem parar. Seja qual for seu caso, você provavelmente está sofrendo com estresse e ansiedade. Estes sete aplicativos de meditação podem ajudar. 

+ 5 tipos de meditação que podem ajudar no esporte
+ O que acontece no cérebro e no corpo durante a meditação

Todos estes sites têm recursos grátis, desde partes gratuitas temporariamente até outros que têm acesso livre completamente. Alguns deles criaram conteúdos especiais para enfrentar esta crise. Todos os aplicativos indicados estão disponíveis na App Store e no Google Play.

Sattva

Com meditações guiadas, o Sattva também oferece uma ferramenta de timer que ajuda bastante a medir o tempo das sessões. Oferece monitoramento de frequência cardíaca, e um diário de humor para ver o quando a meditação está te ajudando.

Medite.se

É feito por brasileiros e narrado pelo terapeuta Tadashi Kadomoto. É simples, descomplicado e tem uma leve música de fundo. Dá para baixar as meditações para ouvir offline. 

Zen

Disponível em português, o Zen oferece sete dias grátis. Oferece meditações guiadas e áudios relaxantes sem narração. Um sistema de pontos busca oferecer motivação. 

5 Minutos

É um dos aplicativos de meditação mais simples, porém completamente grátis e muito simples. Oaplicativos de meditação foco é em meditações de 5 minutos, para quem está começando ou tem pouco tempo. Foi criado pela ONG chamada Mãos Sem Fronteiras, baseada na proposta de 5 dias de meditação por dia. 

Ten Percent

Se você não é o tipo de pessoa “good vibes”, esse é o seu app. A parte de vídeos didáticos e sessões guiadas é grátis. Você pode escolher as atividades de acordo com seu tempo disponível e existe uma seção de highlights diários, que agora ganhou conteúdo específico para quem está lidando com estresse do coronavírus, como trabalhadores de saúde. Aliás, tem uma seção inteira sobre o COVID-19, com vídeos diários. 

Headspace

A “academia para a mente” é abrangente e está estudando formas de oferecer conteúdo grátis para trabalhadores de saúde no mundo todo – nos Estados Unidos, eles já oferecem este benefício. Mas a seção de meditações guiadas aberta a todos é grande e existem muitos recursos para trabalho e educação. 

Calm

Um dos aplicativos de meditação mais é o Calm, que criou uma página inteira de recursos para “atravessar este momento juntos”. Pode ser acessado só pelo navegador, sem instalar o aplicativo. Além de meditações guiadas e exercícios de alongamento, tem exercícios de “pacificação corporal” para fazer no home office, recursos para crianças, uma palestra sobre criatividade da da autora de “Comer, Rezar e Amar”, Elizabeth Gilbert, entre outros recursos grátis bem legais. Disponível em português. 

Smiling Mind

Pensado para crianças e adultos jovens, é bem abrangente. Tem 41 sessões em 10 módulos de Mindfulness. O narrador tem sotaque australiano, o que pode distrair e ser divertido ao mesmo tempo. A parte de recursos específicos para a crise do COVID-19 é totalmente gratuita e fala de autocuidado, dicas de como ficar centrado, etc. 

UCLA Mindful

Este aplicativo foi criado pelo Centro de Pesquisa em Mindful Awareness da UCLA. Ele é grátis e baseado em estudos. Em inglês e espanhol, tem podcasts e palestras transmitidas por outro aplicativo, o Zoom.