A cada ano, mais pessoas estão em busca das mais diversas trilhas. Isso é uma ótima notícia, mas a explosão de entusiasmo ao ar livre também levou a um aumento de acidentes. Tanto novatos quanto especialistas enfrentam problemas quando não estão preparados, e isso significa muitas viagens terminando com alguém perdido ou ferido. Medidas de segurança em trilhas são, portanto, fundamentais.
Leia mais:
+ As melhores estratégias de sobrevivência no outdoor
+ O que comer antes de pedalar?
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Agora é a hora de aprimorar suas habilidades. Faça estas 7 coisas e você estará pronto para lidar com praticamente qualquer obstáculo que aparecer.
7 regras de segurança em trilhas:
1. Leve um verdadeiro kit de primeiros socorros.
Alguns ibuprofenos e uma compressa de gaze não vão resolver se algo realmente der errado na trilha. Seu kit pessoal deve incluir analgésicos e bandagens, além do seguinte:
- um antidiarreico (por exemplo, Leiba)
- um antialérgic
- protetor solar
- algodão anti-séptico para limpar feridas
- uma pomada antibiótica (por exemplo, Neosporin)
- tesouras
- pinça
- desinfetante para as mãos
- uma bandagem elástica
- uma tala para curativo de fraturas
- quaisquer medicamentos pessoais
Para viagens em grupo, considere trazer alguns itens extras também, como gaze, esparadrapo, aspirina, luvas sem látex e tiras de fechamento da pele para grandes lacerações. E, claro, recomendamos fazer um curso de primeiros socorros. Com treinamento adequado, você será capaz de agir rapidamente em situações graves.
2. Proteja sua comida contra a vida selvagem.
Proteger sua comida da vida selvagem é fundamental, tanto para sua segurança quanto para a dos animais. Sempre embale alimentos e outros itens perfumados (como produtos de higiene pessoal) em uma vasilha. Certifique-se de armazenar sua vasilha a pelo menos 60 metros de distância do acampamento e cozinhar separadamente também, fazendo um triângulo equilátero de cozinha, barraca e armazenamento de alimentos.
3. Tenha um mapa.
Todos os anos, um grande número de missões de busca e salvamento são enviadas para localizar caminhantes perdidos. Por isso, pesquise sua rota com antecedência e verifique seu progresso e localização à medida que avança. Sempre leve um mapa, uma bússola ou um GPS ou aplicativo GPS com mapas baixados para a área que você explorará. Dessa forma, se você fizer uma curva errada, poderá encontrar o caminho de volta.
4. Permaneça na trilha.
Reduza ainda mais suas chances de se perder permanecendo em caminhos estabelecidos. É incrível a rapidez com que você pode ficar desorientado em paisagens desérticas ou em uma floresta densa – mesmo depois de se desviar apenas alguns passos. Além disso, andar fora da trilha pode corroer as encostas e danificar a frágil vida vegetal. Caminhar e acampar em superfícies duráveis e impactadas é uma das melhores maneiras de proteger o ambiente ao longo da trilha.
5. Desconfie de estranhos.
O crime na trilha é raro, mas acontece. A ameaça humana é mais provável em trilhas de fácil acesso, quando você sai para uma corrida ou caminhada diurna. Se você está preocupado em ter problemas humanos em alguma trilha específica, escolha destinos em lugares seguros.
Prefere missões solitárias? Manter um spray ou gel de pimenta compacto na mão – ou no cinto – também pode fornecer uma camada extra de defesa contra maus atores.
6. Embale camadas extras.
Curiosidade: você pode ter hipotermia em temperaturas de até 10ºC. Vento, chuva e mudança de altitude podem fazer com que as temperaturas caiam drasticamente. Pegue alguns desses de uma vez, e uma caminhada pode passar de um passeio agradável a um cenário de risco de vida em minutos.
Sempre leve uma camada isolante e uma capa de chuva – bem como uma capa de vento, chapéu e luvas se você estiver se aventurando nas montanhas de baixa temperatura. Enquanto você está nisso, jogue uma lanterna, comida e água extras também. Dessa forma, se algo der errado, você estará preparado para gastar algumas horas extras resolvendo as coisas (ou esperando pelo resgate).
7. Tenha um plano de emergência.
Você sabe o que dizem sobre os melhores planos. Tenha sempre alguns truques na manga para verdadeiras emergências. Antes de sair, deixe um itinerário detalhado da viagem com um amigo ou familiar, bem como um horário em que eles devem esperar você de volta. Anote também as informações de contato das autoridades para as quais elas devem ligar se você não estiver em casa na hora marcada. Carregue um localizador pessoal, leve pelo menos uma camada de cores vivas e leve um pequeno espelho ou outro meio de sinalização de aeronaves para se você se perder.