O Brasil conta com uma das biodiversidades mais ricas do mundo e o que não falta por aqui são paisagens de todos os tipos. Seja com vista para cidade, para o interior ou até mesmo para o mar, apreciar o visual do alto de um mirante é sempre uma boa pedida.
Esses lugares proporcionam aos viajantes momentos de contemplação dignos de tirar o fôlego, além de serem o cenário perfeito para fotos estilo blogueira de viagem.
Em cada canto do país, quase todas as cidades tem um espaço reservado para apreciar a vista de cima. As opções são quase infinitas, por isso, a Go Outside preparou uma lista com 7 mirantes mais que especiais no Brasil.
+ Praias do litoral norte quase desertas para fugir de aglomerações em SP
+ Turismo Sustentável: Como fazer com que sua viagem melhore o mundo
+ Como o snowboard se relaciona com o surf e skate
1 – Mirante da Baía dos Porcos | Fernando de Noronha, Pernambuco
Fernando de Noronha é um dos destinos mais cobiçados do Brasil. Além de toda a beleza natural que o arquipélago oferece, um dos pontos principais do município é o mirante da Baía dos Porcos. Localizado no fim da trilha para a praia do Sancho, uma das mais bonitas de todo Brasil, o mirante proporciona um cenário para o morro Dois Irmãos e as faixas de areia e mar em volta. A vista mais parece a representação exata do paraíso.
2 – Morro do Pai Inácio | Chapada Diamantina, Bahia
O Morro do Pai Inácio é uma serra que fica no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. O passeio pode ser feito de carro até um estacionamento próximo ao km 345 da BR242 e depois, a pé por um caminho de aproximadamente 25 minutos de subida íngreme. A caminhada é considerada leve para alguns e mais difícil para outros. No entanto, a vista compensa, além de ter um dos pôr do sol privilegiado.
3 – Mirante do Gunga | Roteiro, Alagoas
O Mirante do Gunga está localizado no município de Roteiro (AL), a 41 km da capital Maceió, e fica na beira da estrada AL-101. Considerado um dos principais pontos turísticos da região, o visual é incrível e conta com uma plantação de mais de 150 mil coqueiros, além da vista da lagoa que deságua no mar. Para subir até ele, paga-se um valor simbólico.
4 – Pedra Furada | Jalapão, Tocantins
O local fica aproximadamente a 35 km da cidade de Ponte Alta do Tocantins e tem acesso por estrada de terra. Com um pôr do sol estonteante, a Pedra Furada tem esse nome devido a seus buracos, causados pela ação do vento e das chuvas. O visual fica numa incrível e gigante rocha de arenito perdida no meio do cerrado que forma arcos impressionantes.
5 – Morro da Coroa, Lagoinha do Leste | Florianópolis, Santa Catarina
O Morro da Coroa é a principal atração da praia Lagoinha do Leste. A trilha é bem íngreme e leva a uma altura de 210 metros. Uma dessas pedras é completamente plana e as pessoas costumam ir até a beira para tirar fotos. Mas cuidado, a queda ali pode render alguns machucados sérios. A partir da Lagoinha Leste, a trilha para o Morro da Coroa tem 600 metros de distância.
6 – Vista Chinesa | Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Localizado no bairro do Alto da Boa Vista, o mirante da Vista Chinesa fica dentro do Parque Nacional da Tijuca e é uma unidade de conservação dentro da cidade do Rio de Janeiro. O local foi construído entre 1902 e 1906 e conta com o estilo oriental, em homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil no século XIX. A vista dá para praticamente toda a zona sul da capital e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
7 – Mirante do Cânion Fortaleza | Cambará do Sul, Rio Grande do Sul
O cânion Fortaleza é considerado um dos mais bonitos do Brasil. Seu acesso é feito pela estrada CS-012, que é continuação da avenida principal de Cambará do Sul. O percurso possui 23km, sendo 9km de estrada de terra e leva até o estacionamento do Parque. A obra da natureza chega a 1240 metros acima do nível do mar e o visual lá de cima é incrível.