Se você espera vencer corridas ou apenas ultrapassar seu amigo na próxima corrida em grupo, você pode estar se perguntando como melhorar seu sprint.
Nada se compara à sensação de correr em uma bicicleta; o vento passando por seu rosto, as milhas por hora passando em seu relógio inteligente e todos os seus músculos trabalhando em perfeita harmonia. É assim que você imagina, pelo menos.
Leia mais:
+ Como pedalar no pelotão: veja 10 dicas
+ Quer evoluir no Mountain Bike? Confira 4 bons Bike Parks perto de São Paulo
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Descobrir como coordenar um sprint perfeito nem sempre se trata apenas de condicionamento físico, mas também de uma arte. Aqui estão 7 dicas para melhorar seu sprint na bicicleta:
1. Treine muito
Pode parecer excessivamente simples, mas praticar seu sprint criará melhorias exponenciais. A prática não apenas melhora os componentes de condicionamento físico envolvidos, como também melhora os elementos mecânicos do sprint.
A capacidade de colocar sua potência máxima em uma explosão de velocidade envolve melhorar sua coordenação na bicicleta. Aprender a inclinar a bicicleta de um lado para o outro enquanto você coloca a força nos pedais é algo que leva tempo e demanda experiência.
Justin Williams já falou em vários podcasts sobre o quanto de suas proezas no sprint vêm de anos e anos tentando superar seu irmão, amigos, companheiros de equipe, participantes de passeios em grupo e competidores em corridas locais. Imagine quantas horas ele acumulou praticando a arte do sprint.
2. Corra na posição certa
Como o sprint é em grande parte um esforço de coordenação, praticá-lo na posição correta fará uma enorme diferença.
Se você é um ciclista de montanha, considere fazer sua prática de sprint na mountain bike versus uma bicicleta drop bar. Você pode se surpreender com a diferença de correr com barras planas.
3. Levante pesos
Uma maneira de melhorar sua força explosiva na bicicleta é trabalhar a força explosiva na academia. Levante peso com foco em movimentos explosivos, como explodir a partir da parte inferior de um agachamento.
Outra ótima maneira de trabalhar a força explosiva é através de exercícios pliométricos, que também ajudam nas conexões neuromusculares, o que também será benéfico para o seu sprint na bicicleta.
4. Entenda as marchas da sua bicicleta
Mesmo o melhor velocista pode perder um sprint por estar na marcha errada. Uma marcha muito forte e você corre o risco de não conseguir acelerar rápido o suficiente, e uma marcha muito fácil e você pode maximizar sua cadência antes de maximizar sua potência.
Você definitivamente não quer pegar um monte de marchas no meio de um sprint. Afinal, essa é exatamente a receita para uma falha mecânica ou um acidente. Ao praticar sua corrida, observe qual marcha produz as maiores potências e, quando encontrar a marcha perfeita, pense em virá-la o mais rápido possível. Alguns dos melhores velocistas do mundo correm a uma cadência de 115-125 rpm.
5. Abasteça muito bem seu corpo
Você já tentou correr por um longo período de tempo (mais que 15 segundos) quando estava com pouca energia ou exausto? Pode parecer quase impossível. Seu corpo precisa de energia para abastecer esse tipo de esforço árduo e total. Não estou falando sobre consumir um gel nos momentos finais da corrida antes do sprint, mas sim garantir que você esteja se alimentando bem durante todo o evento, para que, quando chegar a hora do grande esforço final, você ainda tenha energia em seu corpo.
6. Melhore outras áreas de condicionamento físico
O sprint pode ser ganho ou perdido antes mesmo de começar. Para a maioria dos tipos de ciclismo, há uma corrida inteira antes mesmo de chegar ao ponto em que é hora de correr para o final. Isso significa que melhorar outras áreas do seu ciclismo pode ajudá-lo a melhorar seu desempenho no sprint.
Na verdade, você pode ser o melhor velocista da corrida, mas se trabalhou duas vezes mais do que todos os outros apenas para chegar ao topo de uma subida, pode estar significativamente mais cansado do que os outros pilotos contra os quais está competindo e resultar na perda de uma corrida. Se você se considera ruim em sprint, primeiro considere se você sente que as outras áreas de sua corrida estão em desvantagem ou se está entrando no momento de explosão já em desvantagem.
7. Crie cenários do mundo real
Pratique seus sprints em todos os tipos de cenários. Pratique corrida em subidas, descidas leves e estradas planas. Além disso, considere fazer treinos de sprint com uma meta de ‘linha de chegada’ em vez de tentar olhar continuamente para o relógio inteligente de bicicleta. Escolha um ponto de referência na estrada e corra para ele, imaginando o final de uma corrida.