6 razões válidas para pular o treino

Por Redação

Foto: shutterstock

Na concepção de muitas pessoas, pular o treino pode ser um tabu. No entanto, exercitar-se 365 dias por ano não é apenas uma tarefa hercúlea, mas também impossível de manter se você quiser viver sua vida. Afinal, seu corpo precisa de uma pausa de vez em quando.

+ Quer melhorar sua saúde e metabolismo? O ciclo circadiano é o caminho
+ Como fazer a transição da esteira para a corrida ao ar livre
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Só para ficar claro: não estamos defendendo que você comece a procurar desculpas para não se exercitar. Mas há momentos em que é totalmente aceitável perder um treino. Aqui estão seis razões válidas para isso:

1. Você está com sintomas de doença em regiões abaixo do pescoço

O exercício regular ajuda a construir um sistema imunológico forte, mas proceda com cautela quando estiver doente, especialmente se os sintomas estiverem abaixo do pescoço. “A regra geral para tirar uma folga quando doente tem sido seguir a regra acima e abaixo do pescoço”, diz Catherine Yeckel, MS, Ph.D., fisiologista do exercício e professora assistente de saúde pública clínica na Escola de Saúde Pública de Yale em New Haven, Connecticut.

Se seus sintomas são nariz e cabeça entupidos e espirros, não há problema em malhar e o treino pode até ajudá-lo a se sentir melhor, porque os hormônios liberados com o exercício podem limpar um pouco a cabeça. No entanto, quando os sintomas estão abaixo do pescoço – pense em dor de garganta, tosse, aperto no peito, febre e dor de estômago – é melhor deixar seu corpo descansar. Não consegue decidir onde você se enquadra nesse espectro? “Na dúvida, fique de fora”, ela acrescenta. 

2. Você está lidando com uma lesão

Cada lesão é única, mas o exercício através de uma lesão pode prolongar o processo de cicatrização ou piorar a lesão, diz Lauren Korzan, gerente regional e profissional certificada pela ACSM da Aquila em Atlanta. Além disso, você pode até compensar sua lesão, o que pode levar a lesões em outras partes do corpo. Claro, isso depende da lesão, e você pode modificar sua atividade ou escolher exercícios que não envolvam a área lesionada. Mas se você não puder evitar a área lesionada durante o exercício ou modificar seus movimentos, é melhor pular um treino. 

3. Você está com muita ressaca

Se divertiu um pouco demais na noite passada? Permissão concedida para pular esse treino. “O álcool não apenas causa desidratação, mas também é um depressor que diminui o tempo de reação e prejudica a coordenação”, diz Yeckel.

Tradução? É mais provável que você sofra uma lesão que o afaste de verdade do seu treinamento. Se você sentir vontade de se exercitar, hidrate-se antes, durante e depois do treino e escolha exercícios de menor intensidade, como caminhada ou ioga, para não piorar as dores de cabeça e o desconforto gastrointestinal, diz Korzan. 

4. A hora de dormir está se aproximando

Se você teve um dia tão ocupado que está quase na hora de dormir e ainda não fez seu treino, você tem permissão de faltar na academia. “O sono é importante para o reparo muscular, controle de peso e função cerebral, e embora não haja problema em, de vez em quando, escolher o exercício em vez de ir para a cama em um horário decente, não faça disso um hábito”, diz Korzan. Além disso, quanto mais tarde você se exercitar, mais difícil será adormecer. 

5. Você está se sentindo super estressado

Embora existam indivíduos que prosperam com o estresse e o usam para treinar duro, a maioria das pessoas não. Não há problema em se dar um dia extra de folga quando seu cérebro e corpo estão se sentindo sobrecarregados. “Quando o pensamento de seu treino normal parecer difícil, recue e concentre-se em respirar ar fresco e fazer caminhadas conscientes para relaxar”, diz Yeckel. 

6. Você ainda não tirou um dia de folga esta semana

Se você está fazendo exercícios pesados ​​(pense em treinamento de resistência pesado e treinamento intervalado de alta intensidade), um dia de recuperação por semana é fundamental, diz Korzan. Você ainda pode estar ativo naquele dia de recuperação, mas mantenha a intensidade leve, concentrando-se em coisas como caminhar ou alongar.