Você começa o dia quase como um zumbi, indo em direção à máquina de café ? O café em si não é ruim, mas aquela sensação momentânea de aumentar energia provocada pela cafeína não é duradoura e não vai te manter energizado ao longo das próximas 24 horas. Se você está constantemente checando o relógio às 11h e se perguntando quantas xícaras de café vai precisar para aguentar um dia agitado, é hora de buscar uma solução diferente para aumentar a sua energia.
Leia mais:
+ Rocky Mountain Games, onde as tribos do esporte outdoor se encontram
+ 4 maneiras pelas quais seu almoço está causando “problemas” no meio da tarde
+ Estudo revela qual a forma mais saudável de fazer café
A cafeína pode fazer o trabalho rapidamente, mas existem outras maneiras de aumentar seus níveis de energia sem uma queda significativa (ou uma tarde sonolenta). Em vez de pegar mais uma xícara de café, experimente essas rotinas matinais sem cafeína que aumentam o estado de alerta e fornecem energia para todo o corpo durante todo o dia.
1. Faça um lanche
A energia real – não aquela sensação agitada e intensa que você tem depois de tomar uma xícara de café que aumenta o cortisol – vem do ATP (trifosfato de adenosina), uma forma utilizável de energia para as células que é produzida a partir dos nutrientes dos alimentos. Além disso, passar oito horas sem comer faz com que os níveis de açúcar no sangue caiam drasticamente, deixando você fraco, confuso e totalmente exausto pela manhã.
Comece o dia com um lanche rico em nutrientes para alimentar seu corpo e cérebro. Alimentos ricos em proteínas apóiam a produção cerebral de norepinefrina e dopamina, mensageiros químicos que promovem o estado de alerta, impulso e motivação, e estudos mostram que refeições ricas em proteínas aumentam a vigilância e a clareza mental. Os carboidratos complexos aumentam as frequências das ondas cerebrais associadas à atenção e excitação. Além disso, o magnésio e as vitaminas do complexo B são essenciais para a produção de ATP, e baixos níveis estão associados à diminuição da resistência física e maior fadiga.
Experimente estes alimentos rápidos para despertar que aumentarão sua energia: aveia, pasta de amendoim, banana, ovos, amêndoas, sementes de abóbora e iogurte grego.
2. Faça uma corrida rápida
Amarre seus tênis de corrida e dê uma revigorante corrida ao redor do quarteirão, e você acordará rapidamente! Sessões intensas de exercícios, como correr ou andar de bicicleta rapidamente por 30 segundos a um minuto, aumentam sua energia e ativam endorfinas, as substâncias químicas do corpo para o bem-estar. Mas, na verdade, qualquer tipo de movimento vigoroso – como subir e descer escadas ou pular corda por alguns minutos – melhora a circulação, aumentando o fornecimento de oxigênio e nutrientes por todo o corpo e apoiando a vitalidade por horas.
Se isso for muito ambicioso para o seu eu matinal preguiçoso, faça alongamentos longos e lentos, saudações ao sol ou uma curta prática de yoga; apenas 15 minutos de atividade já é capaz de promover o estado de alerta e a motivação. Além disso, a yoga incentiva a respiração profunda para inundar suas células com oxigênio que aumenta a energia.
3. Beba um copo cheio de água fria
Depois de oito horas (ou mais) sem água, seu corpo precisa de líquidos e jejua logo pela manhã. Mesmo uma desidratação leve diminui seriamente a resistência; em um estudo , mulheres que estavam apenas 1% desidratadas apresentaram perda de foco, letargia e humor deprimido. E a água fria estimula a produção de adrenalina para melhorar o estado de alerta.
Assim que acordar, beba um copo grande de água gelada para repor os líquidos. Torne-o mais interessante com um toque de limão. Ou beba suco de salsão (aipo) super-hidratante e coma alimentos com alto teor de água, como melão ou melancia. Você também pode jogar água gelada no rosto. A água fria estimula a atividade do sistema nervoso simpático, aumentando o fluxo sanguíneo e revigorando seus sentidos.
4. Faça uma lista
Começar o dia com um plano em mente alimenta as chamas do entusiasmo, concentra seu cérebro sonolento e aumenta a energia mental – e quando o vigor mental está baixo, você se sente irritado, sobrecarregado e letárgico.
Uma lista de tarefas obrigatórias é um bom começo para limpar as teias de aranha e aguçar seus pensamentos. Dê um passo mais fundo: defina uma intenção e faça uma lista de algumas coisas que você pode fazer para atingir esse objetivo. Se o seu dia seguinte incluir preocupações ou desafios, liste-os; o medo, a raiva e a ansiedade latentes expulsam o pensamento positivo, drenam a vitalidade emocional. Ou faça uma lista de gratidão para começar sua manhã com uma nota otimista. Mas não construa sua lista em seu computador; você ficará tentado a verificar as mídias sociais, e estudos mostram que muito Facebook ou Instagram prejudicam a clareza mental, promovem cansaço e lassidão.
5. Tome ginseng
Para resistência, sem estimulação, o ginseng tem sido usado há milhares de anos na medicina tradicional chinesa para melhorar o Qi – a energia vital ou força vital. Por ser um adaptógeno, o ginseng funciona equilibrando os órgãos e sistemas do corpo, aumentando a resistência, sem nervosismo. O ginseng coreano vermelho, que é considerado mais estimulante do que o ginseng brasileiro, parece funcionar em parte apoiando a produção de ATP. Estudos mostram que combate eficazmente a exaustão, mesmo em pessoas com síndrome de fadiga crônica. Outras pesquisas relacionam o ginseng coreano com maior estado de alerta, atenção e tempo de reação.
Como você pode tomar esses diferentes tipos de ginseng? Você o encontrará em cápsulas, pós, extratos líquidos e chá. Você também pode adicionar algumas gotas de ginseng líquido a smoothies ou preparar uma xícara de chá de ginseng para uma alternativa energizante à sua bebida matinal com cafeína.
6. Crie uma rotina
Uma rotina matinal simples torna mais fácil para a sua mente enevoada pelo sono cumprir os hábitos que promovem a vitalidade e definir o tom para o resto do seu dia. Torne sua rotina mais significativa: medite, visualize, ouça músicas inspiradoras ou leia algumas páginas de um livro motivacional. Incorpore rituais emocionantes que fundamentam seus ideais e crenças no reforço de práticas físicas; conecte-se com seu eu superior, leia textos espirituais ou ore. Ter significado em sua vida promove o entusiasmo e nutre a energia espiritual. Além disso, estudos mostram que pessoas com senso de conexão espiritual são mais felizes e têm mais clareza e motivação.