Falta menos de 2 semanas para a chegada oficial do verão. E correr nessa época do ano pode ser celestial – o sol beija seus ombros enquanto visões de cervejas pós-corrida dançam em sua cabeça.
Leia mais:
+ 7 razões pelas quais você se sente cansado durante o dia
+ Por que você deve comer frutas do (e no) verão
+ 5 truques para lidar melhor com o sol de verão no surf
Além disso, há algo em terminar uma corrida coberto de suor que faz você sentir que realmente se esforçou. Mas sem o devido cuidado, todo aquele calor, umidade e suor do verão também podem causar estragos e problemas de pele. Veja como você pode se proteger de alguns perigos de pele causados no verão – sem sacrificar seu tempo ao ar livre.
5 problemas de pele que corredores enfrentam no verão:
Queimaduras de sol
Solução: concentre-se na prevenção – o protetor é seu amigo.
Sabemos que você já ouviu isso um milhão de vezes, mas é importante repetir: protetor solar não é negociável para corredores, mesmo em um dia nublado. “Quando você vai transpirar, a chave é obter uma fórmula resistente à água que resista ao seu treino”, diz a Dra. Noelle Sherber, dermatologista de Washington, DC.
No mínimo, você precisa de uma classificação de FPS 30 e uma designação de “amplo espectro” na embalagem, o que significa que protege contra os raios UVA e UVB. Sherber também procura uma combinação de filtros minerais e químicos, que tendem a ser mais confiáveis em termos de proteção.
Se você estiver fora por um longo período, é provável que precise reaplicar para não ter problemas de pele e isso vale para outras estações, além do verão. A maioria das embalagens de filtro solar fornecerá uma estimativa (por exemplo, 80 minutos, embora duas horas devam ser o máximo). Dica profissional de Sherber: defina um alarme em seu telefone para garantir que você se lembre quando precisar recarregar.
Bolhas
Solução: comece a proteger e pare de estourar.
Nada pode transformar uma boa corrida em um desastre como a dor aguda de um ponto dolorido no pé, e as bolhas são particularmente comuns em climas quentes. De acordo com o Dr. Brian Adams, dermatologista esportivo da Universidade de Cincinnati, a “receita perfeita para uma bolha é o calor, a umidade e o atrito entre a pele e um objeto fixo”.
Para evitar bolhas, use meias que absorvem a umidade, que fornecem uma barreira contra o atrito e mantêm a pele fresca e seca. Para proteção adicional, use uma pomada anti-fricção.
Se uma bolha se formar, resista à vontade de estourá-la, o que pode criar uma infecção. Em vez disso, Sherber diz para cobrir a área com uma compressa ou bandagem de gel. “Tente não usar os mesmos sapatos depois de ter uma bolha”, diz Sherber. “A fricção contínua perpetuará a bolha e retardará a cicatrização.”