5 passos para tornar suas saladas muito mais deliciosas

Foto: shutterstock

Sua tigela de verduras pode ser uma boa salada, mas é a melhor salada?! Alguns dos melhores truques culinários podem ser aplicados na preparação de saladas. Aqui estão 5 passos que ajudarão você a tornar suas saladas muito mais deliciosas.

1. Tempere

Nós temperamos todo o resto, então por que pular sua salada? Uma pitada de sal marinho grosso e algumas pitadas de pimenta também realçam os sabores das saladas. Mas não pare por aí! Os temperos podem aumentar a doçura natural dos vegetais crus e cozidos. Se você quiser facilitar, opte por este molho:

+ Aprenda a fazer esta salada grega com frango grelhado

Ingredientes

3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de mostarda dijon
1 dente de alho picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela pequena, misture o azeite de oliva, o vinagre balsâmico, a mostarda dijon e o alho picado.
Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Misture bem até que o molho esteja homogêneo.
Sirva sobre a salada de sua escolha e aproveite!
Este molho é uma opção saudável e saborosa para acompanhar suas saladas. Você também pode adicionar outros temperos ou ervas frescas, como tomilho ou manjericão, para dar um toque extra de sabor

2. Use pouca quantidade de molho de salada

Tente usar uma quantidade menor de molho do que você imagina ao temperar suas saladas. Você sempre pode adicionar mais molho depois, mas não é possível remover o excesso de molho de uma salada que já está muito molhada. Como regra geral, adicione meia colher de sopa de molho, misture delicadamente, prove e adicione mais se necessário, até que os ingredientes estejam levemente revestidos pelo molho. Para aqueles que tendem a colocar muito molho na salada, uma outra opção é colocar pequenas porções de molho (cerca de uma colher de sopa por pessoa) em um potinho e molhar o garfo no molho antes de cada mordida na salada sem molho.

3. Mãos à obra

Misture suas saladas com as mãos em uma tigela grande, isso ajuda a cobrir todos os ingredientes com temperos e molhos e é mais suave em verduras tenras. Se preferir não sujar as mãos, use pinças de cozinha para misturar as coisas. 

4. Equilibre as texturas 

Tente escolher um equilíbrio de elementos – folhas fofas, elementos cremosos como abacate ou queijo, itens crocantes como nozes ou sementes, algo substancial como abóbora assada, carne, frutos do mar e elementos suculentos/crocantes como maçã, tomate ou aipo. E lembre-se, nós comemos com os olhos, então arrume os elementos artisticamente para uma refeição mais satisfatória.  

+ Melhor forma de comer abacate: Pasta proteica ao pesto de abacate

5. As ervas também são folhas de salada

Ervas são uma base essencial para temperar saladas, mas elas também são deliciosas por si só quando misturadas em saladas verdes. Ervas frescas e macias, como manjericão, coentro, endro, salsinha e hortelã, misturam-se perfeitamente com a alface e acrescentam pequenas explosões de sabor fresco e tornam as saladas mais interessantes. Certifique-se de remover os talos duros ou fibrosos das ervas, concentrando-se apenas nas folhas suculentas.