Dormir bem no meio do mato não deve ser um pesadelo
Por Bryan Rogala, da Outside USA
Dormir bem quando se está acampando pode ser um baita desafio. A primeira vez que acampei sozinho, passei a maior parte da noite virando de um lado para o outro em um colchão de ar frio e desconfortável, tentando ao máximo me conectar com os sons da natureza. No dia seguinte, eu estava com os olhos inchados e com olheiras.
- Regras de ‘etiqueta’ para usar equipamento de camping emprestado
- 7 dicas para cuidar e preservar o seu o equipamento de camping
Felizmente, é possível ter um sono profundo acampando. Com algumas atualizações no seu kit de camping, você vai aproveitar muito mais suas atividades durante o dia e voltará de um acampamento de fim de semana sentindo-se bem descansado. Aqui estão cinco coisas que você precisa para obter um noite decente no meio do mato.
Sleeping Pad (Isolante inflável)
De entrada, um bom sleeping pad, o isolante térmico auto-inflável Forclaz500 XL, mas há opção ainda mais confortáveis por aí. O mais macio e confortável que usei para um camping que fiz de carro foi o Exped Mega Mat Duo – uma almofada de ar de 10 centímetros de espessura com isolamento de espuma e suporte. É caro, mas é o mais próximo que cheguei a sentir que estava na minha cama em casa.
Para que faz trekking, o Sea to Summit Comfort Plus é um dos mais confortáveis que você pode comprar.
Saco de dormir
Os sacos de dormir são quentinhos e leves, mas podem ser estranhos para quem não está acostumado com o formato. Uma opção que não parece uma ‘sarcófago’, é o saco de dormir Dolomite, da The North Face. Ele possui formato retangular e tem isolamento sintético em HeatSeekerECO. Isto é, 30% da matéria-prima usada em seu preenchimento sendo proveniente de materiais reciclados pós-consumo. O Dolomite é indicado para locais com temperatura média de até -7°C.
Travesseiro
Um travesseiro inflável é pequeno o suficiente para levar com você praticamente em qualquer lugar – seja em um trekking ou em um camping de carro. O Travesseiro Inflável NatureHike Pilow é uma excelente opção para o seu conforto. É leve, compacto quando não estiver insuflado, tem textura de camurça e antiderrapante.
Segunda pele e meias grossas
Há um velho mito de que você vai ficar mais quente no seu saco de dormir se você estiver apenas com a sua roupa de baixo. Isso é mito. Se estiver frio à noite, você vai querer dormir com pelo menos algumas camadas, com blusa e calça de segunda pele, e um par de meias grossas. Dica profissional: se estiver muito frio, aqueça um pouco de água antes de ir para a cama, coloque-a em uma garrafa de água e coloque-a nos seus pés.
Um bom podcast
Faça o download de alguns podcasts no seu telefone para que, se você não conseguir dormir, tenha algo para fazer que não envolva a leitura com a lanterna. Seus companheiros de barraca vão agradecer.
Bônus: uma barraca com espaço suficiente para todos
Uma barraca ultraleve e minimalista é agradável nas suas costas quando se viaja, mas opte por algo com um pouco mais de espaço para você e seus companheiros de barraca se esticarem, como o Azteq Mykra 2/3p, para viagens curtas ou longas, sendo carregada em uma mochila nas costas ou no bagageiro de uma bicicleta.