7 dicas para cuidar e preservar o seu o equipamento de camping

Mantenha da barraca à sua bexiga de hidratação funcionando melhor por mais tempo

Fazer manutenção regular no seu equipamento o mantém em viagens com você por mais tempo - Foto: Daniel Nainggolan / Unsplash

Por Bryan Rogala*

Deixar de cuidar adequadamente dos seus equipamentos de camping, como barraca, mochila, saco de dormir e outros itens essenciais irá reduzir drasticamente a sua vida útil. Também tende a tornar as coisas mais fedorentas.

Certa vez, depois de uma viagem de caiaque aos Outer Banks da Carolina do Norte, nos EUA, deixei minha barraca dentro da mochila por algumas semanas. Apressei-me a empacotá-la antes de sairmos e esqueci de secá-la assim que cheguei em casa. Eu só cometi esse erro uma vez – a tenda cheirava a mofo e fumaça de fogueira por anos depois.

Portanto, aqui estão sete maneiras de manter seu equipamento de camping funcionando como novo por um longo, longo tempo.

1. Limpe profundamente o seu sistema de hidratação

Bexigas de hidratação não são tão simples de limpar. São um equipamento difícil de esfregar os cantos e recantos, e é ainda mais difícil de secar. Mas isso não significa que você deva se acostumar com cheiros embolorados de plástico e fungos. Por isso é sempre bom ter um kit de limpeza de garrafas, que facilita a limpeza interna da bexiga. Utilize também produtos de limpeza doméstica, como água sanitária ou vinagre branco. Depois de limpar a bexiga, a dica é também guarda-lá no congelador para evitar o crescimento de bactérias.

2. Guarde e limpe o seu saco de dormir corretamente

Sacos de dormir nunca devem ser armazenados em seus sacos de compressão. A maioria das sacolas vem com um saco maior que você deve usar. (Você também pode comprar um separadamente ou usar uma fronha). Também vale a pena lavar sua bolsa de vez em quando (não mais do que uma vez por ano). Caso lave o saco de dormir na máquina de lavar, lembre-se e nunca colocar amaciante e centrifugar, pois o produto e processo podem danificar o material do saco de dormir. Para secar não pendure o pendure. O saco de dormir deve secar na horizontal.

3. Seque a barraca

A primeira coisa que você deve fazer quando chegar em casa de um camping é descompactar sua barraca e colocá-la em algum lugar para secar completamente. É provável que você tenha empacotado tudo de manhã, enquanto ainda havia alguma úmidade nela; Deixar a barraca embalado significa que vai mofar. Caso você não tenha feito isso, e comece a crescer mofo no tecido da barraca, lave-a imediatamente com água limpa e fria. Depois, passe uma solução de 1 copo de suco de limão e 1 copo de sal para três litros de água quente, no local do mofo.

4. Remende sua barraca

Falando de barracas, uma barraca com furo é uma ocorrência bastante comum. Existem produtos que impermeabilizam barracas, mas para consertar um vazamento, você vai precisar usar um selador de costura. Basta aplicá-lo no local do furo, aproximando os tecidos. Selador de costura também é ótimo para outros equipamentos, como lonas e mochilas.

5. Lave os potes e panelas em casa

Se você investir em um conjunto de panelas de qualidade para camping, você vai querer cuidar disso. Algum sabão de acampamento e um ramo de pinheiro funcionam bem o suficiente no mato, mas não se esqueça de lavar e secar suas panelas e frigideiras quando chegar em casa. Nunca use palha de aço ou outras ferramentas de lavagem ásperas em panelas antiaderentes e não use utensílios de metal como espátulas.

6. Faça reparo em suas jaquetas

Remendos com fita adesiva em uma jaquetas modelo puffer são basicamente uma declaração de moda em uma cidade montanhosa. Quando você estiver com as mochila nas costas, suas jaquetas provavelmente terão algum rasguinho. Em vez de fita adesiva estilo silver tape, use remendos adesivos para roupas ou cola de tecido instântanea. Um produto que existe no mercado, mas ainda não é vendido no Brasil, é o Tenacious Tape, que foi propositadamente criado para fazer remendos em jaquetas. No site da Amazon ele custa US$ 4,99.

7. Remende seu travesseiro de ar

Travesseiros de ar não acupam tanto espaço, portanto são um boa escolha para quem vai acampar. Porém, não são tão duráveis quantos os travesseiros de espuma. Felizmente, eles geralmente não são muito difíceis de consertar – você pode comprar um kit de reparo para colchões infláveis. Se você tiver um travesseiro com vazamento, infle-a e localize o orifício, depois remende de acordo com as instruções do kit.

*Texto publicado originalmente no site da Outside norte-americana.

Leia Mais: Pico da Neblina: ICMBio aprova o Plano de Visitação Yaripo
Dicas de localização com experts em montanhismo, trekking e trail run