Veja como continuar usando equipamento emprestado de graça e sem perder a amizade

Por Wes Siler

Emprestar seu equipamento de camping para outras pessoas é uma das tradições mais bacanas do mundo outdoor – desde que a pessoa que pegou emprestado trate o equipamento com respeito. Por exemplo, há pouco tempo emprestei minha barraca a um amigo. Na volta, ela não estava fedendo a mofo, não estava rasgada e não estava cheia de folhas e sujeira dentro, o que foi uma boa surpresa. Mas estava com os specs faltando. Algo no que eu não pensei antes de atirá-la na caçamba da minha picape e sair dirigindo.

Quase todas as vezes em que empresto algo para alguém, acontece situações parecidas. Então (sem apontar para ninguém), eis as regras para pegar as minhas coisas de acampar emprestadas (ou de qualquer outra pessoa). Tomara que essas dicas ajudem o sistema a funcionar melhor para todos os envolvidos.

#1. Você tem que secar tudo quando chegar em casa.

Sei que não choveu e sei que montar a barraca em casa pode ser chato. E sei que você também é uma pessoa tão importante que não tem tempo de ir comprar os próprios equipos. Mas, se você quer usar o meu emprestado, precisa deixar tudo secando, por pelo menos 24 horas, assim que chegar em casa. O corpo humano libera vapor de água quando respira, e esse vapor não só acumula no interior de sacos de dormir, isolantes e barracas, mas também contém bactérias nojentas que adoram se proliferar em ambientes como esses. Uma barraca mofada é uma barraca inútil. E tudo isso pode ser evitado simplesmente deixando tudo secar direitinho em casa, por mais ou menos um dia.

camping2

#2. Pode deixar que eu mesmo lavo

As coisas são minhas, são caras, e eu cuido delas. Por isso que você quer pegá-las emprestadas. Sacos de dormir, jaquetas e impermeáveis podem (e devem) ser lavados, e dá para limpar algumas coisas só com um pano, água e sabão. Mas outros itens requerem detergentes e processos específicos. E porque é possível estragar itens caros com a limpeza errada, pode deixar que eu me encarrego.Já sei que vou ter que fazer isso desde a hora em que topei te emprestar as coisas, então basta agradecer.

#3. Nunca force nada

Sim, barracas, mochilas, cadeiras dobráveis e ferramentas podem ser um pouco complicadas. Mas olha só: elas foram feitas para funcionar. Se você se encontrar tendo que usar uma quantidade surreal de força em algum dos seus equipos só para conseguir montá-lo, ,você está fazendo algo errado. Se você está usando muitos músculos para fazer algo funcionar, pare o que estiver fazendo, dê alguns passos para trás e pense no que você poderia estar fazendo diferente. Muita vezes, há ilustrações explicativas dentro da sacola da barraca. E as varetas de alguns modelos de barraca são separados por cor, para facilitar a montagem. Tente montar a barraca ou o que quer que seja pela primeira vez durante a luz do dia, com tempo bom – isso pode significar treinar em casa antes.

camping4

#4. Se você engravidar no meu equipo, pode ficar com ele

Sim, esta é uma história real. Ainda bem que sacos de dormir de casal pelo menos são um bom presente de casamento.

#5. Tenha cuidado com os zíperes

Em busca de peso mínimo ou custo baixo (os dois raramente se encontram), zíperes são muitas vezes o ponto mais frágil dos equipos outdoor. Eles devem deslizar suavemente, sem requerer muita força. Se não é o caso, é porque etstão presos em algo. Examine o problema atentamente, e tente soltar o zíper com cuidado. Na dúvida, um pouco de lubrificante costuma ajudar (imagino que você tenha levado um pouco com você).

#6. Não tem problema se você quebrar alguma coisa

É só me dizer. A maioria dos equipamentos de camping é frágil, pode e vai rasgar, furar, se despedaçar e se partir. É isso que acontece quando usamos as coisas, e eu sei disso. Eu também uso as minhas coisas, e não espero que você cubra o custo de algo só porque quebrou quando você estava usando. O que eu não quero é descobrir que está quebrado da próxima vez que eu for usar em algum lugar e ficar na mão.

camping3

#7.Mantenha todas as partes juntas

OK, ótimo, você me devolveu minha barraca, mochila, fogareiro e impermeável. Mas as varetas estavam na mochila, a cobertura da barraca estava fora da sacola, e não consegui encontrar os specks até agora. Agora eu tenho que tirar tudo do lugar e guardar tudo de volta no lugar certo antes de poder guardar ou usar novamente. E ainda arrisco não encontrar alguma coisa (de novo) bem na hora em que estiver precisando. Me poupe, e guarde tudo onde deveria estar – onde você encontrou.

#8. Sim, pode me deixar um pouco de maconha

Mas por favor, que isso não seja uma surpresa. Se você quiser me agradecer com um baseado, eu gostaria muito, mas não deixe ele em um bolso em algum lugar, deixando tudo fedido. A mesma regra se aplica para embalagens de comida, protetor labial, protetor solar ou qualquer coisa que tenha cheiro forte e possa vazar.

#9. Devolva

Quem estiver com as minhas cadeiras dobráveis, dá para trazer de volta, por favor? Me lembro vagamente de coloca-las na traseira do carro de alguém, mas não consigo lembrar quem. Enquanto isso, tenho que sentar no chão.