Práticas testadas e comprovadas para evitar uma morte prematura na sua barraca

Por Joe Jackson*

Barracas são caras. E ter que comprar uma nova porque você não cuidou direito é uma dor na carteira. Lindsey Stone, diretora de relacionamento da Rainy Pass Repairs, com sede em Seattle, supervisionou cerca de 5.000 correções de tendas, então ela testemunhou muito – como danos causados pelo sol e chuva tão fortes que transformaram o tecido da barraca em seda quebradiço. Conversei com Lindsey sobre os erros mais comuns que as pessoas cometem para que você possa evitá-los.

# 1. Proteja do sol

A podridão do sol, ou dano UV, é mais comum do que você pensa. “Muitas vezes vemos isso quando as pessoas acampam em lugares muito ensolarados, especialmente na elevação”, diz Stone. “O UV pode degradar o tecido tanto que ele rasga.” Você não precisa encontrar um local completamente sombrio para montar sua barraca todas as vezes, mas não o armazene sob luz solar direta ou deixe-a por semanas a fio.

# 2. Cuidado com os cães

Seu animal de estimação, muitas vezes, faz mais danos à sua tenda do que a vida selvagem. “Vemos muitas barracas de pessoas que deixam o cachorro solto próximo a barraca enquanto fazem outra coisa”, diz Stone. “Esse nylon não é nada para um cão arranhar e mastigar em minutos.”

# 3. Fique longe de fogueiras

“Certifique-se de que você está colocando a sua barraca longe o suficiente da fogueira para que as cinzas e brasas não sejam jogadas nela”, diz Stone. E deixe alguns objetos na sua barraca para pesar quando estiver fora dela. Muita coisa pode acontecer quando você não está olhando – como ela ser arrastada pelo vento.

# 4. Limpe os zíperes

“Nós vemos muitos problemas de zíper quando os dentes ficam cheios de poeira, sujeira e detritos”, diz Stone. “Quando você usa o zíper repetidamente com todo esse grão, ele usa os dentes mais rapidamente.” Ela sugere que quando você chegar em casa depois de uma viagem onde sua barraca possa ter levantado muita sujeira, ajuste-a e limpe os zíperes com um pano úmido. Então teste o zíper algumas vezes. Se você sentir o zíper começar a pegar, use um lubrificante de zíper.

# 5. Seque a barraca

“Recebemos muitas ligações quando as pessoas pegam a barraca na primavera – mas não percebem que está molhada quando a guardam para o inverno – e tem um pouco de mofo ou bolor”, diz Stone. “Se você não tiver um quintal, monte a barraca em um parque e deixe-a secar” É importante colocar a barraca de forma plana, para o tecido não se sobrepor e deixar manchas molhadas. Vire a barraca depois de um tempo para que o chão também possa secar.

*Texto publicado originalmente na Outside USA.