46% dos brasileiros deixam de comer carne por vontade própria

Por Redação

46% dos brasileiros ficam sem comer carne por vontade própria
Imagem: Shutterstock

Uma pesquisa divulgada no início deste mês pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria — o antigo Ibope Inteligência aqui no Brasil) revelou que 46% dos brasileiros já deixam de comer carne por vontade própria ao menos uma vez na semana.

O número corresponde a moradores de toda a região do Brasil, independente da faixa etária. Dos 46%, 32% escolhem a opção vegana quando destacada pelo estabelecimento.

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O estudo, encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), mostrou um novo dado relacionado ao vegetarianismo no país, diferente de 2018. Na época, uma pesquisa da mesa empresa apontou que 14% dos brasileiros se consideravam vegetarianos, e que a maioria da população do país estava disposta a escolher mais produtos veganos.

A medida dos brasileiros de parar de comer carne pelo menos uma vez por semana foi muito incentivada pelo movimento Segunda Sem Carne, mundialmente conhecido principalmente pelo seu embaixador Paul McCartney. A proposta é convidar as pessoas a trocar, pelo menos uma vez por semana, a proteína animal pela proteína vegetal.

Só em 2017, por exemplo, 57 bilhões de litros d’água e 2.000 toneladas de carne foram poupados no Brasil graças à Segunda Sem Carne. O programa foi criado em 2003 no Reino Unido e lançado por aqui em 2009 pela SVB.

Os movimentos que incentivam o vegetarianismo abordam, principalmente, a temática ambiental. Uma pesquisa publicada pela revista Nature em 2014 revelou que o cardápio carnívoro poderá nos levar a um aumento de 80% nas emissões globais de gases de efeito estufa até 2050; e, em 2017, uma enxurrada de documentários chocou o mainstream ao mostrar, segundo a visão de especialistas das áreas do meio ambiente e saúde, que podemos estar realmente à beira do abismo.

O mercado brasileiro tem se ajustado à necessidade de mudança: em menos de três anos de existência, o Selo Vegano, criado pela SVB, já está impresso em mais de 200 produtos de 25 marcas diferentes, em sua grande maioria de alimentos.