4 benefícios do feijão preto para a saúde

Foto: shutterstock

Como uma variedade de leguminosas rica em proteínas e cheia de fibras, o feijão preto traz inúmeros benefícios para a saúde. O alimento pode ser um acompanhamento ou um prato principal, uma cobertura ou a estrela de qualquer receita. Se você gosta de feijão preto servido com arroz saboroso, dentro do seu taco mexicano ou imprensado entre pãezinhos como um hambúrguer, é difícil negar o quão adaptável é esse ingrediente à base de plantas. 

Leia mais:

+ 6 motivos para você participar da abertura do Banco Master Rocky Mountain Games

+ 4 trocas simples para adicionar mais fibras à sua dieta

+ Melhor forma de comer abacate: Pasta proteica ao pesto de abacate

Não importa como você gosta de comer feijão preto, esta leguminosa escura é mais do que meramente versátil. É cheio de nutrientes que são ótimos para o coração, o intestino, o açúcar no sangue e até mesmo fatores de saúde que desempenham um papel no risco de várias doenças.  

Continue lendo para saber como o feijão preto é ótimo para sua saúde.

1. Pode ajudar a perder peso

O feijão é notoriamente rico em fibras e o feijão preto não é diferente de qualquer outra variedade. Uma porção de uma xícara de feijão preto cozido oferece 15 gramas de fibra. Os adultos devem consumir de 25 a 30 gramas por dia – o que significa que o feijão preto pode oferecer 50% ou mais do total diário recomendado. 

E esse alto teor de fibras pode realmente ajudá-lo a perder peso. A fibra preenche e ajuda você a se sentir satisfeito por mais tempo. Comer feijão preto pode reduzir o apetite, enchendo-o com muita fibra entre as refeições. Isso, por sua vez, pode ajudá-lo a manter seu peso ou a perder peso, dependendo de seus objetivos. 

Além disso, a fibra desempenha outro papel na perda de peso. A fibra alimentar funciona como um agente de volume em seu sistema digestivo, o que significa que ela se liga à gordura e puxa mais gordura para os resíduos. Ele literalmente “aumenta” seus resíduos e ajuda a remover mais à medida que seu corpo digere os alimentos. Por sua vez, isso pode diminuir o consumo geral de calorias, o que desempenha um papel fundamental na perda de peso. 

2. Melhora a saúde do coração

A mesma fibra que torna o feijão preto uma boa opção para perda de peso também tem um impacto positivo na saúde do coração. Verificou-se que o feijão preto diminui alguns dos principais fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas.

O alimento rico em fibras demonstrou ajudar a diminuir os níveis elevados de colesterol. Especificamente, esses feijões podem reduzir o colesterol total e o colesterol LDL, ou o colesterol “ruim”. Isso pode diminuir o risco de acúmulo de placas nas artérias, o que pode levar a bloqueios – e preocupações perigosas, como ataques cardíacos e derrames.

O feijão preto também contém quercetina, um polifenol vegetal que funciona naturalmente como um nutriente anti-inflamatório. Incorporar quercetina em sua dieta pode ajudar a diminuir suas chances de desenvolver aterosclerose, ou acúmulo de artéria e placas que podem acontecer como resultado de colesterol alto.

Há mais uma maneira pela qual o feijão preto pode ajudar a saúde do coração. Eles contêm potássio, cálcio e magnésio, três minerais que comprovadamente diminuem naturalmente a pressão arterial. A hipertensão arterial pode contribuir para um risco aumentado de doença cardiovascular, juntamente com outras condições. Essas leguminosas também são naturalmente pobres em sódio, o que desempenha um papel nos níveis de pressão arterial.

3. Melhora a saúde intestinal

Aqui está mais uma vantagem que vem da fibra do feijão preto: melhor saúde intestinal. 

O feijão preto não contém qualquer tipo de fibra. Eles fornecem amido resistente, uma fibra dietética que não se decompõe quando se move pelo sistema digestivo. Em vez disso, ele permanece inteiro. À medida que seu intestino tenta quebrar esse amido resistente, sua microbiota intestinal cria ácidos graxos de cadeia curta – iniciando o processo de fermentação. No geral, esse processo de fermentação pode ajudá-lo a obter uma melhor saúde intestinal com um bom equilíbrio de bactérias “boas”. Também pode ajudar a reduzir a gordura corporal, desempenhando um papel na perda de peso. 

4. Feijão preto é um alimento amigo do diabetes

Se você é diabético, já deve saber que o feijão preto é um alimento de baixo índice glicêmico. Embora essa variedade de feijão em particular contenha carboidratos, seu alto teor de proteína e baixo índice glicêmico o torna muito amigo do diabetes.

Em geral, a fibra é ótima para indivíduos que vivem com diabetes tipo 1 ou tipo 2. Estudos de pesquisa descobriram que dietas ricas em fibras podem reduzir os níveis de açúcar no sangue para diabéticos tipo 1, e as fibras também ajudam a melhorar os níveis de açúcar no sangue, lipídios e insulina em diabéticos tipo 2. 

E o feijão preto pode oferecer uma boa quantidade de fibras. Se você vive com diabetes, é diabético ou se preocupa com o risco de desenvolver a doença, o feijão preto pode ajudar a controlar os picos de açúcar no sangue e melhorar sua saúde geral. A pesquisa mostra que o feijão preto pode reduzir significativamente os níveis de insulina depois de comer, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue controlados e saudáveis. 

 







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo