Você provavelmente passa a maior parte do dia sentado em frente ao computador, mexendo no celular ou descansando no sofá. E embora essas posições não sejam ruins, ficar curvado por longos períodos de tempo pode resultar em rigidez ou imobilidade na coluna torácica.
+ Como construir a mobilidade do quadril com segurança
+ 6 maneiras de praticar a postura da prancha
Por que a mobilidade torácica é importante?
A coluna torácica é a seção da coluna que desce pela parte superior e média das costas. Se você é um atleta ou uma pessoa ativa, a mobilidade torácica é fundamental para levantar pesos de forma adequada, realizar atividades que exijam extensão acima da cabeça (como tênis) e até mesmo manter técnicas respiratórias adequadas.
Sem mobilidade torácica, você pode sentir dores nas costas ou observar uma queda no seu desempenho atlético.
3 exercícios de mobilidade torácica
Tal como acontece com os exercícios de fortalecimento, ver melhorias na sua mobilidade leva tempo. Se você quiser melhorar sua mobilidade torácica, comprometa-se a fazer esses exercícios três a quatro vezes por semana durante pelo menos quatro semanas. Se você está mais focado em manter sua mobilidade atual, tente adicionar esses movimentos à sua rotina de exercícios atual, uma a duas vezes por semana.
1. Alongamento Gato-Camelo com Foco Torácico
Você pode estar familiarizado com esse alongamento comum, mas essa variação atinge especificamente a coluna torácica. Ao sentar-se sobre os calcanhares nesse movimento, você travará a região lombar, permitindo que se concentre na coluna torácica.
COMO FAZER ISSO:
- Coloque-se em uma posição de quatro. Mova os quadris para trás. Eles devem ser empilhados acima dos calcanhares.
- Arqueie lentamente as costas e olhe para o teto. Mantenha esta posição por um segundo.
- Arredonde o pescoço, as costas e os ombros e desvie o olhar para o chão. Mantenha esta posição por alguns segundos.
- Continue se movendo entre essas duas posições. Certifique-se de manter o controle durante todo este movimento.
Complete 1-2 séries de 8 a 10 repetições.
2. Extensão torácica ponderada com rolo de espuma
Este é um dos meus exercícios favoritos para ajudar a melhorar a mobilidade torácica. Para este exercício, você precisará de um rolo de espuma e de um haltere leve ou médio.
COMO FAZER ISSO:
- Deite-se de costas. Coloque os pés na parede na posição invertida da mesa. Posicione um rolo de espuma perpendicular à coluna, sob a parte superior das costas.
- Pegue um peso leve ou médio (entre 10 e 12 libras) e posicione-o atrás da cabeça. Com o uso do haltere você poderá aprofundar o alongamento, mas também pode optar por fazer esse movimento sem adicionar peso.
- Role lentamente a coluna sobre o rolo de espuma, sentindo um alongamento na parte superior das costas. Mantenha esta posição por 5 a 10 segundos.
Execute 2 séries de 8 a 10 repetições.
3. Passe a linha na agulha
COMO FAZER ISSO:
- Comece em uma posição de mesa.
- Levante o braço direito, abrindo o ombro direito.
- Passe o braço direito por baixo do corpo, girando o ombro direito para ficar na direção oposta. Alcance o braço direito o máximo que puder.
- Gire lentamente o braço de volta em direção ao teto. Mantenha o olhar no polegar direito.
Repita esse movimento 8 a 10 vezes antes de mudar para o lado esquerdo. Execute 1-2 séries de cada lado do corpo.